A destoca consiste na retirada dos tocos mortos de eucalipto
A Fundação Dom João VI, responsável pelas ações do TAC da Praça Getúlio Vargas, divulgou que será realizada a Destoca, procedimento que consiste na retirada dos tocos mortos de eucaliptos.
Com base na análise das condições fitossanitárias dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas realizada em 2020, ficou atestado que os indivíduos arbóreos necessitam de manejo constante e cuidadoso. Como complementação a este manejo e como parte dos compromissos celebrados no 6º aditivo ao TAC n°002/2015, assinado em 27 de julho de 2022, será realizada a destoca, que consiste na retirada dos tocos e raízes dos Eucalyptus robusta mortos existentes no local.
Reuniões técnicas com as secretarias municipais e demais órgãos envolvidos, estão sendo realizadas a fim de elaborar o planejamento do serviço, para a execução da destoca com segurança.
Novas mudas da mesma espécie serão plantadas em reposição a esses eucaliptos mortos, obedecendo a escolha feita por Auguste Glaziou no Projeto de Paisagismo original. A retirada dos tocos e raízes dos eucaliptos mortos tem como objetivo o desenvolvimento adequado das mudas a serem replantadas.
É importante esclarecer que todas as ações serão executadas com celeridade e eficiência a fim de minimizar os transtornos que serão inevitáveis, porém necessários, para a melhoria deste espaço público tão importante no cotidiano da população, amplamente utilizado como área de lazer, convívio, circulação e contemplação.
O Grupo de Trabalho da Fundação está à disposição para dirimir quaisquer dúvidas e solucionar problemas que possam vir a surgir, através do telefone (22)2533-1359.
Todas as informações sobre o TAC nº 002/2015 e o processo de licitação da destoca
n.19285/22, estão disponíveis no Portal da Transparência da PMNF.