Inovação, Tecnologia e Investimentos em diversas áreas são temas de encontro entre entidades e poder executivo

Inovação, Tecnologia e Investimentos em diversas áreas são temas de encontro entre entidades e poder executivo

Representantes de entidades representativas entregam prêmio ao prefeito municipal de Nova Friburgo e tratam de temas relevantes ao empresariado e população friburguense 

Representantes do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia se reuniram com o prefeito Johnny Maycon em seu gabinete, na última segunda-feira, para entregar em mãos o prêmio Inova Nova Friburgo, Edição Paulo Roberto Celles Cordeiro. A cerimônia oficial aconteceu no dia 06 de novembro, no Nova Friburgo Country Clube, data em que o prefeito respondia a compromissos em Brasília.

O encontro possibilitou ainda a apresentação de dois pleitos importantes ao poder executivo: Júlio Cordeiro, presidente da ACIANF, iniciou a reunião comentando sobre o potencial científico, tecnológico e de inovação em Nova Friburgo, e levantando as possibilidades do poder público participar desse fomento, junto ao Conselho, entidades representativas e empresários locais, para que Friburgo saia a frente com investimentos nos três pilares da inovação: sistema, fundos e política.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 27 às 18.00.55 65058349

Roosevelt Concy, diretor executivo da ACIANF, expressou que muito mais do que o simbolismo do prêmio, é a importância desse reconhecimento, principalmente a uma pessoa pública como o prefeito: “Essa reunião e esse conselho trazem luz ao protagonismo de Friburgo. Nossa cidade tem um nível alto de capital intelectual para promover soluções em prol de si mesma. Prêmios e iniciativas como essa servem para estimular que cada vez mais pessoas e empresas busquem avanços nas questões de inovação. Existem questões práticas, que devemos avançar e que muitas das vezes depende somente de uma ‘caneta’”.

A inteligência artificial já é realidade e ainda tem muito o que crescer e impactar os negócios em todo o mundo e até mesmo para a gestão pública. O reconhecimento facial, por exemplo, é utilizado em diversos países para aumentar a segurança em espaços públicos e privados, como escolas e vias. O que foi sugerido pelo subsecretário de Desenvolvimento, Augusto Theodoro, para implantação no município.

O prefeito Johnny Maycon endossou a preocupação do poder público no que se trata de investimentos em alta tecnologia e mecanismos de inovação, admitiu que Friburgo está atrasada e precisa avançar. Aproveitou a oportunidade para apresentar os investimentos que já estão sendo realizados, como o controle de toda frota de veículos da prefeitura, bem como a informatização do sistema de saúde, que possibilita visualização em tempo real do número de internações no Hospital Municipal Raul Sertã, desenvolvimento de aplicativo de celular voltado para o turismo, que irá concentrar todos os atrativos turísticos da cidade e afirmou que a gestão pública está em processo de avanço, concentrando esforços na celeridade, desburocratização e ainda garantiu a contratação de estagiários para apoio e parceria aos servidores.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 27 às 18.00.53 9125c673

Na oportunidade, o prefeito ainda resgatou a realização de reportagem no Globo Rural sobre o colégio CEFFA Rei Alberto I (Instituto Bélgica-Nova Friburgo - Ibelga) e informou aos presentes que está disposto a investir num laboratório de processamento e beneficiamento de alimentos através da prefeitura: “Queremos financiar ‘pra ontem’ um projeto e implantação de laboratório de processamento e beneficiamento de alimentos produzidos aqui, bem como cursos aos produtores e aos jovens. O alimento processado agrega valor: o morango em geleia, por exemplo. Creio que será uma grande oportunidade para o produtor de Nova Friburgo. Para isso, devemos mobilizar esforços, recursos e energia, em conjunto com instituições ‘agro’ para dimensionar e elaborar o projeto.”

Claudia Delaia, analista de gestão da informação na Embrapa Solos, entende que a iniciativa pode gerar competitividade aos produtores locais e que a realização em conjunto pode andar a passos largos. Outra questão levantada por Cláudia foi a inexistência de Universidades Agrárias, e que o poder público poderia buscar novos convênios para trazer cursos da área a Friburgo.

Já ao final do encontro, Júlio Cordeiro ainda ratificou 2 ofícios já entregues à Prefeitura Municipal e ao Governo do Estado, que tratam de cobranças de multas e juros de alvará aos empresários e pedido de instalação do Centro Tecnológico em Nova Friburgo, projeto que foi protelado por motivos diversos.

Em resposta, o prefeito informou que que irá se manifestar ao que é justo, quanto aos impostos cobrados e que caso seja um erro do município, o mesmo não poderá penalizar a quem quer que seja e que buscará solução internamente para então apresentar aos interessados.

O objetivo das entidades presentes é sempre de estreitar laços entre poder público e privado, apresentar demandas dos segmentos empresariais e de classes de Nova Friburgo, para que juntos, possam realizar grandes feitos na cidade.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 27 às 18.00.55 31c75d38