Nova Friburgo perde o visionário empresário Paulo Cordeiro

Nova Friburgo perde o visionário empresário Paulo Cordeiro

Paulo Roberto Celles Cordeiro faleceu na noite do sábado, 01 de junho de 2019, aos 71 anos, vítima de infarto. Formado em Medicina Veterinária, Paulo era uma pessoa à frente do tempo, com ideias e soluções visionárias no seu campo de atuação, o agronegócio.

Foi pioneiro na produção de larga escala de leite e queijo de cabra em Nova Friburgo ainda na década de 80; fator importantíssimo para empreendedores do município.

Fundou a empresa Caprilat, em 1955, com seu irmão Antonio Carlos Celles Cordeiro. A ideia surgiu quando foi identificada a carência no mercado brasileiro por uma alternativa alimentar para crianças que possuíam intolerância ao leite de vaca. E, desde então, consolidou-se como referência no setor com diversas técnicas, projetos e trabalhos implementados.

Desde 2016, Paulo estava à frente de outro projeto visionário em Nova Friburgo, o plantio de lúpulo. Quando começou a cultivar alguns pés de lúpulo para usar na produção de sua própria cerveja, Paulo iniciou um movimento que colocou a cidade serrana de Nova Friburgo (RJ) no mapa da produção da planta, no Brasil.

Segundo Paulo, existia uma “lenda” de que no Brasil não seria possível o lúpulo vingar por conta da baixa luminosidade em relação aos países do hemisfério norte. No entanto, atualmente existem quase 200 mudas de variedades de lúpulo, em sua propriedade em Amparo, e um projeto com 13 pequenos produtores, com o objetivo de iniciar uma produção, exclusiva na região de Nova Friburgo, até final de 2019, em parceria com a ACIANF

Em 2018, junto à sua esposa, Moema Cordeiro, Paulo idealizou a Festa da Flor do Lúpulo que teve como objetivo estimular e fomentar esse mercado em Nova Friburgo. Com diversas palestras técnicas, degustação e atrativos, a segunda edição da Festa, que ocorreu em 2019, trouxe diversos estudiosos de vários estados do Brasil. Paulo era, ainda, membro da Acerva/NF, entidade que reúne empreendedores do setor cervejeiro.

Como Diretor de Agronegócios da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Paulo entregou em mãos, em Brasília, em 2018, uma carta ao Dr. Maurício Antônio Lopes, Presidente da Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-, solicitando uma linha de pesquisa com Lúpulos. O pedido foi atendido, originando em um encontro que aconteceu na Associação Comercial. Foram ressaltados pontos importantes e fundamentais para corroborar a importância de mais incentivo para a produção de lúpulo em Nova Friburgo.

Paulo deixa esposa, três filhos, netos e uma gama de amigos, seguidores e admiradores.

A Acianf lamenta profundamente a perda de um dos maiores precursores do agronegócio regional e promotor do desenvolvimento econômico do município.