Projeto Vamos Florir avança para fase final de revitalização na Praça do Lúpulo

Equipe de técnicos e jardineiros é presenteada com nova ferramenta de trabalho

Publicado em 22/08/2020

Na manhã dessa quinta-feira, 21, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF) realizou uma entrega de aventais personalizados do Projeto Vamos Florir à equipe de consultores e jardineiros, responsáveis pelo acompanhamento técnico e manutenção dos espaços adotados. A entrega foi realizada na Praça do Lúpulo, local adotado pela entidade, e contou com a presença de Cristina Bravo, madrinha do projeto, do Subsecretário de Serviços Públicos, Paulo Adolfo Beuclair e o Diretor de Parques e Jardins, Vantuil Cler Wenderoscky.

O Projeto Vamos Florir é uma parceria entre a ACIANF, a Fundação Dom João VI, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a Secretaria de Serviços Públicos que incentiva à melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas. Contribui para o embelezamento da cidade e para a autoestima do cidadão friburguense, além de estar em consonância, ideologicamente, com programas ambientais de redução de resíduos sólidos e descarte inadequado, poluição visual, acessibilidade, qualidade de vida, preservação de áreas de proteção em áreas urbanas, sensibilização da população a temas ambientais, entre outros. Somando-se aos benefícios sociais, ambientais e cívicos, a reurbanização das áreas públicas promove, ainda, o turismo e o aquecimento da economia do município.

Cristina Bravo aproveitou a oportunidade para expor que considera o Vamos Florir como um projeto exitoso para a cidade, destacou o mesmo como exemplo da importância das parcerias entre o poder público e empresas: “Podemos notar que o projeto é uma grande estratégia de marketing para as empresas de Friburgo, que hoje estão procurando para participar da iniciativa. A ACIANF e a Secretaria de Serviços Públicos arregaçaram as mangas com toda a sua equipe e fizeram tudo dar certo. É um exemplo de que quando fazemos projetos bem feitos, as coisas funcionam. O projeto possui três anos e só tem a crescer. A Prefeitura recebia muitas reclamações de moradores do entorno do Largo Bussinger, e hoje, só com o fato de ter modificado o desenho e o paisagismo (atual Praça do Lúpulo), só recebemos elogios. Temos uma expectativa de implantar o Projeto Vamos Florir, também em outros espaços. Agradecemos a toda a equipe da ACIANF pelo envolvimento no “Projeto Vamos Florir“ e nosso abraço especial ao seu presidente Júlio Cordeiro que é um entusiasta do Projeto.”

O subsecretário Paulo Afonso também aproveitou a oportunidade para discorrer sobre a iniciativa: “O Projeto Vamos Florir é de uma importância fora do comum para Nova Friburgo. A visualização da população em relação à cidade bonita e florida é um impacto grandioso. Já recebemos até mesmo elogios de empresários do Rio de Janeiro devido à beleza da cidade. Em três anos de trabalho, já podemos ver o quanto esse projeto refletiu no impacto das pessoas de fora e agora também com o próprio friburguense. Mesmo com pouco tempo de produção de cervejas, Friburgo já é referência no setor, e é considerado o quinto maior pólo produtor do país, alcançando cidades como Santa Catarina e São Paulo. Temos mais de 20 cervejarias artesanais registradas. A Praça do Lúpulo é uma união que não só fortalece a produção das flores, mas também do próprio lúpulo. Será um grande ponto de encontro de empresários, produtores de cervejas artesanais, além de influenciar muito na cultura da cidade, com apresentações musicais, teatrais e artísticas. Quando temos um projeto rico e bonito como esse, acabamos por criar novos fiscais que são os próprios moradores. O Largo Bussinger que antigamente era um local de encontro de marginais, mendigos e drogados, foi transformada nessa beleza que estamos vendo hoje (Praça do lúpulo), graças ao Projeto Vamos Florir. Isso é a prova de que a parceria público-privada é fantástica. A ACIANF, é uma associação respeitada, que só temos elogios e sempre levanta bandeiras para o bem da cidade.”

A entrega de mais uma ferramenta de trabalho simbolizou o avanço da revitalização da Praça do Lúpulo e também o nítido crescimento do projeto, que está visualizando novos espaços a serem adotados e restaurados.

O papel da ACIANF é continuar trabalhando e avançando sempre em prol do município de Nova Friburgo, realizando a mediação entre empresários e governo municipal, tornar essa relação mais simples, ganhando um resultado visível a todos.

Qualquer entidade civil interessada em participar do Projeto Vamos Florir, que queira assumir a responsabilidade de urbanizar e manter as áreas verdes da cidade, pode entrar em contato com a ACIANF através do site, redes sociais ou pelo telefone 22-99706-7614.