Área do Associado Entrar
Plataforma do Ministério da Agricultura permite o registro gratuito de tratores e máquinas agrícolas

Plataforma do Ministério da Agricultura permite o registro gratuito de tratores e máquinas agrícolas

Com registro na plataforma, tratores poderão circular em vias públicas

Publicado em 27/11/2020


No último dia 20, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lançou a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID Agro). A plataforma vai permitir o registro oficial de tratores e outros diversos equipamentos agrícolas, sem custo para o produtor rural.

O registro permitirá o trânsito de veículos agrícolas em vias públicas, sem necessidade de licenciamento ou emplacamento, além de facilitar a comercialização de tratores usados, o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos dessas máquinas.

Fernando Camargo, secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA, disse que o lançamento do aplicativo atende a uma aspiração histórica dos produtores rurais: "Eles terão a carteira de identidade de seus equipamentos e poderão transitar nas vias públicas sem ter o risco de ganhar multa", disse.

É importante destacar que o registro dos tratores e de máquinas agrícolas terá custo zero, o que permite ao produtor transferir o custo que anteriormente seria do registro para outros fatores importantes, como investimentos na propriedade ou compras de insumos.

Para registrar tratores e máquinas agrícolas é necessário instalar o aplicativo ID AGRO, disponível na Play Store, realizar a impressão do Código QR do Renagro e colar nos tratores e outras máquinas. Esse Código QR será o documento da sua máquina agrícola, equivalente ao CRLV dos demais veículos.

Voltar