ACIANF e PMNF atualizam parceria no projeto Vamos Florir

Entidades se reuniram na manhã desta sexta, 29/01

Publicado em 29/01/2021

Na manhã desta sexta-feira, 29, o presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Júlio Cordeiro, participou de uma reunião com o Secretário de Governo e Casa Civil, Pierre Moraes, o Secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, e os diretores de Parques e Jardins, Vantuil Cler Wenderoscky e Vandré Nunes Maya, com intuito de apresentar o projeto Vamos Florir e renovar a parceria.

O projeto Vamos Florir consiste em uma parceria entre a ACIANF, a Fundação Dom João VI, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a Secretaria de Serviços Públicos que incentiva a melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas. Contribui para o embelezamento da cidade e para a autoestima do cidadão friburguense, além de estar em consonância, ideologicamente, com programas ambientais de redução de resíduos sólidos e descarte inadequado, poluição visual, acessibilidade, qualidade de vida, preservação de áreas de proteção em áreas urbanas, sensibilização da população a temas ambientais, entre outros. Somando-se aos benefícios sociais, ambientais e cívicos, a reurbanização das áreas públicas promove, ainda, o turismo e o aquecimento da economia do município.

Na ocasião, Júlio Cordeiro entregou um dossiê, com mais de 45 páginas sobre o projeto, com dados desde sua criação, em 2018, até os dias atuais, onde foi demonstrada toda a parceria profícua com o município, Prefeitura Municipal, ACIANF e grupo de empresários da cidade, que participaram ativamente para que diversos espaços públicos pudessem receber embelezamento e melhorias, trazendo maior motivação e sentimento de orgulho nos friburguenses, além de um sentimento de que se pode fazer muito mais com esforços somados.

Logo no início do projeto, muitas empresas demonstraram interesse em participar. Uns diretamente com os próprios paisagistas, e outros via modelo de negócio da ACIANF. Atualmente quase 10 novas empresas demonstram interesse em entrar para o projeto e aumentar cada vez mais as intervenções em Nova Friburgo.

A equipe técnica do Vamos Florir é composta por engenheiros agrônomos, jardineiros e encarregado, além de todo apoio da Secretaria de Serviços Públicos, com mão de obra, insumos e equipamentos, para que tudo seja realizado da melhor forma possível.

No dossiê apresentado, também constam fotos das diversas intervenções já realizadas nos espaços públicos de Nova Friburgo, como a Praça do Suspiro, a Praça do Lúpulo, a Praça Marcílio Dias, a Avenida Julius Arp, a Avenida Alberto Braune, a Rua Ariosto Bento de Mello, o Trevo de Mury e vários outros. O documento evidencia todos os benefícios que a sociedade, empresas e poder público recebem com o projeto.

Um ponto importante tratado na reunião é de que o Horto Municipal possa receber maior incentivo, já que é de lá que vêm as mudas que são plantadas nas praças, tanto nas intervenções iniciais, quanto na manutenção. Outra sugestão muito bem recebida pelos secretários e que acredita-se que será incentivada é que o conceito de jardins verticais possa ser aplicado no horto.

Outra participação de extrema importância no projeto Vamos Florir é da Fundação Dom João VI, que já possui projetos paisagísticos para todas as intervenções, a fim de que se possa ter uma padronização em todo o perímetro da cidade. A Fundação também é responsável pelo projeto de paisagismo da Praça Getúlio Vargas, que será de grande benefício para todos, pois conservará e valorizará a principal praça de Nova Friburgo, uma praça histórica e muito visitada por moradores e turistas.

Segundo o presidente da ACIANF, Julio Cordeiro, a reunião foi muito produtiva e o projeto só tem a crescer. “A conversa foi de muito alto nível. Os secretários observaram a necessidade de maior entrega também de outras secretarias no projeto todo, o que nos deixa muito otimistas. O objetivo é fortalecer ainda mais a parceria e aumentar a participação de todos nas intervenções.”

O secretário Pierre Moraes, se responsabilizou de reunir todos outros possíveis envolvidos, para que sejam apresentados a outros projetos ligados ao mesmo objetivo e inclusive trazer recursos provenientes do meio ambiente.

O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, garante que a parceria só tem a agregar: "Acredito que o projeto seja excelente para nossa cidade, pois unimos iniciativa privada e poder público para cuidar de espaços para o bem comum da população. Traz beleza, atrai o turismo, movimenta o comércio de flores da cidade, divulga uma atração que são as produções de flores e também o horto municipal, que é uma fonte dessas flores e plantas. Movimentamos todo o circuito sustentável dentro da prefeitura. Quando um espaço é ocupado pelo projeto, trazemos pessoas para dentro deste espaço, e geramos mais um ambiente bonito e disponível para o bem estar da população. Essa parceria e o projeto só tem a agregar, fazer crescer e embelezar a nossa cidade."

Na ocasião, foi entregue um regador com a identidade do Projeto que é utilizado para molhar as flores e plantas das lojas na Avenida Alberto Braune.

A ACIANF pretende continuar trabalhando e avançando sempre em prol do município de Nova Friburgo, realizando a mediação entre empresários e governo municipal, tornando essa relação mais simples e ganhando um resultado visível a todos.