Área do Associado Entrar
Novo governo assume compromisso de dar continuidade ao Projeto Vamos Florir

Novo governo assume compromisso de dar continuidade ao Projeto Vamos Florir

Segunda reunião entre ACIANF, PMNF e Fundação Dom João VI marca continuidade e grande avanço para o projeto

Publicado em 05/02/2021

Na manhã desta sexta-feira, 05, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), Júlio Cordeiro, se reuniu na sede da Prefeitura Municipal, com o Secretário da Casa Civil, Pierre Moraes, o Secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly e o Subsecretário e representante do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP), Sérgio Abi Ramia com o intuito de estreitar laços entre as instituições e avançar com o Projeto Vamos Florir, que já é bem sucedido na cidade.

O encontro foi realizado em continuação à uma reunião na semana passada, onde o presidente da ACIANF apresentou o projeto ao atual governo e o resultado foi extremamente positivo.

Um dos principais temas abordados na reunião foi a contradição de Nova Friburgo ser o segundo produtor nacional de flores de corte e não ser uma cidade florida, isso aponta a notoriedade e necessidade de se continuar e expandir ainda mais os espaços revitalizados pelo projeto.

Na ocasião, também foram abordados assuntos de grande importância para a cidade, como o tão almejado Pórtico de entrada, o Projeto de revitalização da Praça Getúlio Vargas e também da Avenida Hans Gaiser.

O presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly, aproveitou a oportunidade para demonstrar aos presentes, uma ferramenta digital, capaz de mapear os projetos, as árvores e diversos pontos na cidade, e que pode ser um grande suporte para diversas ações da Prefeitura.

Nova Friburgo possui diversas árvores de importância histórica e a intenção é mapeá-las e envolver também o setor de turismo para explorar o conhecimento sobre esses locais.

Outros pontos importantes que também foram citados na reunião foram a reposição e manutenção das flores, o que resulta em maior atenção ao Horto municipal, que segundo a PMNF, a intenção é triplicar a capacidade de produção de mudas, a remodelagem da Avenida Alberto Braune como projeto piloto, e a implantação de projeto de lei que defina as diretrizes para a padronização dos projetos.

A reunião foi, mais uma vez, muito produtiva no sentido de aproximação, e definição do papel de cada entidade, para que seja possível transformar Nova Friburgo numa cidade limpa, atrativa, padronizada e revitalizada.


O QUE É O PROJETO VAMOS FLORIR?
O projeto Vamos Florir consiste em uma parceria entre a ACIANF, a Fundação Dom João VI, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a Secretaria de Serviços Públicos que incentiva a melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas. Contribui para o embelezamento da cidade e para a autoestima do cidadão friburguense, além de estar em consonância, ideologicamente, com programas ambientais de redução de resíduos sólidos e descarte inadequado, poluição visual, acessibilidade, qualidade de vida, preservação de áreas de proteção em áreas urbanas, sensibilização da população a temas ambientais, entre outros. Somando-se aos benefícios sociais, ambientais e cívicos, a reurbanização das áreas públicas promove, ainda, o turismo e o aquecimento da economia do município.

Voltar