Área do Associado Entrar
Nova Friburgo perde o visionário empresário Paulo Cordeiro

Nova Friburgo perde o visionário empresário Paulo Cordeiro

Admirado e muito querido na Caprinocultura, Paulo era referência por suas inúmeras realizações.

Publicado em 03/06/2019

Paulo Roberto Celles Cordeiro faleceu na noite do sábado, 01 de junho de 2019, aos 71 anos, vítima de infarto. Formado em Medicina Veterinária, Paulo era uma pessoa à frente do tempo, com ideias e soluções visionárias no seu campo de atuação, o agronegócio.

Foi pioneiro na produção de larga escala de leite e queijo de cabra em Nova Friburgo ainda na década de 80; fator importantíssimo para empreendedores do município.

Fundou a empresa Caprilat, em 1955, com seu irmão Antonio Carlos Celles Cordeiro. A ideia surgiu quando foi identificada a carência no mercado brasileiro por uma alternativa alimentar para crianças que possuíam intolerância ao leite de vaca. E, desde então, consolidou-se como referência no setor com diversas técnicas, projetos e trabalhos implementados.

Desde 2016, Paulo estava à frente de outro projeto visionário em Nova Friburgo, o plantio de lúpulo. Quando começou a cultivar alguns pés de lúpulo para usar na produção de sua própria cerveja, Paulo iniciou um movimento que colocou a cidade serrana de Nova Friburgo (RJ) no mapa da produção da planta, no Brasil.

Segundo Paulo, existia uma “lenda” de que no Brasil não seria possível o lúpulo vingar por conta da baixa luminosidade em relação aos países do hemisfério norte. No entanto, atualmente existem quase 200 mudas de variedades de lúpulo, em sua propriedade em Amparo, e um projeto com 13 pequenos produtores, com o objetivo de iniciar uma produção, exclusiva na região de Nova Friburgo, até final de 2019, em parceria com a ACIANF

Em 2018, junto à sua esposa, Moema Cordeiro, Paulo idealizou a Festa da Flor do Lúpulo que teve como objetivo estimular e fomentar esse mercado em Nova Friburgo. Com diversas palestras técnicas, degustação e atrativos, a segunda edição da Festa, que ocorreu em 2019, trouxe diversos estudiosos de vários estados do Brasil. Paulo era, ainda, membro da Acerva/NF, entidade que reúne empreendedores do setor cervejeiro.

Como Diretor de Agronegócios da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Paulo entregou em mãos, em Brasília, em 2018, uma carta ao Dr. Maurício Antônio Lopes, Presidente da Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-, solicitando uma linha de pesquisa com Lúpulos. O pedido foi atendido, originando em um encontro que aconteceu na Associação Comercial. Foram ressaltados pontos importantes e fundamentais para corroborar a importância de mais incentivo para a produção de lúpulo em Nova Friburgo.

Paulo deixa esposa, três filhos, netos e uma gama de amigos, seguidores e admiradores.

A Acianf lamenta profundamente a perda de um dos maiores precursores do agronegócio regional e promotor do desenvolvimento econômico do município.


Voltar