Novos membros do Comitê Rio Dois Rios tomam posse na 45ª Reunião do Plenário

Novos membros aprovam a resolução CBH-R2R nº72

Publicado em 26/02/2021

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) começará março com uma nova gestão. Os novos membros do Plenário e do Diretório foram empossados nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2021, durante a 45ª Reunião Ordinária realizada por videoconferência. O Comitê é um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos. Sua área de atuação abrange integralmente os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco e São Sebastião do Alto e, parcialmente, os municípios de Carmo, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e São Fidélis, situados na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

O próximo biênio (2021/2022) do CBH-R2R será composto por representantes de 31 instituições, no seu Plenário, divididos nos seguintes segmentos: 15 representantes do Poder Público, 6 dos Usuários e 10 da Sociedade Civil.

Foram eleitos para Diretor-presidente e Vice-presidente, respectivamente, Ocimar Alves Teixeira (Associação dos Produtores Rurais da Janela das Andorinhas – Aprojan) e Alessandra Assunção (Instituto Estadual do Ambiente – Inea). Para a Secretária-executiva, Mayná Coutinho (Cedae) e os Diretores administrativos, Lícius de Sá Freire (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Firjan), Vicente Bastos Ribeiro (Fazenda Soledade) e Pércio Portz (Conselho dos Dirigentes das Organizações Rurais de Nova Friburgo – Conrural).

Para o novo Diretor-presidente, o trabalho em conjunto de todos os segmentos do Comitê é de suma importância para a aplicação e desenvolvimento dos projetos que serão implantados na Bacia, e enfatiza a importância da participação da Sociedade Civil que possui o olhar dos que estão nos principais territórios de atuação do Comitê. “A máquina do nosso comitê parece que está funcionando, então é fazermos as manutenções necessárias para que não perca a funcionalidade. E principalmente ficar atento ao ambiente, que muda ao nosso redor, para ter que corrigir algum rumo, mas a princípio o que a gente está vendo é que estamos com todos os processos do comitê funcionando, o que vai ajudar muito no nosso trabalho”, ressaltou Ocimar Teixeira.

Além da posse dos novos membros, foi aprovada a Resolução CBH-R2R nº72 que institucionaliza dentro do Comitê Rio Dois Rios o projeto “AGente das Águas”. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, que será implantado na região do Rio Dois Rios. O objetivo é implantar uma educação ambiental baseada no monitoramento participativo dos rios, dando prioridade as Áreas de Interesse para Proteção de Mananciais (AIPMs) do CBH-R2R.

O vice-presidente de Agronegócios da ACIANF, Alexandre Jacintho Teixeira, participou da reunião de posse e destacou, dentre os projetos em andamento, o apoio às ações que promovam o aumento da produção e da qualidade da água e a conservação da biodiversidade, tendo como área prioritária o Alto Curso do Rio Grande: "Essas ações contemplarão a sensibilização para adoção de Boas Práticas Agrícolas (adubação verde, uso racional de defensivos agrícolas etc.), bem como aquelas relacionadas à proteção de nascentes, de áreas de recarga e de faixas marginais de proteção, recomposição florestal e reflorestamento. Dentre os trabalhos já iniciados, destaca-se o Acordo de Cooperação Técnica com a Emater-Rio, que prevê o investimento de 2,5 milhões de reais para que os agricultores sensibilizados adotem as tecnologias acima descritas na área prioritária do Alto Curso do Rio Grande. A previsão para o início da aplicação dos recursos é junho deste ano e a microbacia a ser trabalhada inicialmente deverá ser Barracão dos Mendes."