Área do Associado Entrar
Novos membros do Comitê Rio Dois Rios tomam posse na 45ª Reunião do Plenário

Novos membros do Comitê Rio Dois Rios tomam posse na 45ª Reunião do Plenário

Novos membros aprovam a resolução CBH-R2R nº72

Publicado em 26/02/2021

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) começará março com uma nova gestão. Os novos membros do Plenário e do Diretório foram empossados nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2021, durante a 45ª Reunião Ordinária realizada por videoconferência. O Comitê é um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos. Sua área de atuação abrange integralmente os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco e São Sebastião do Alto e, parcialmente, os municípios de Carmo, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e São Fidélis, situados na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

O próximo biênio (2021/2022) do CBH-R2R será composto por representantes de 31 instituições, no seu Plenário, divididos nos seguintes segmentos: 15 representantes do Poder Público, 6 dos Usuários e 10 da Sociedade Civil.

Foram eleitos para Diretor-presidente e Vice-presidente, respectivamente, Ocimar Alves Teixeira (Associação dos Produtores Rurais da Janela das Andorinhas – Aprojan) e Alessandra Assunção (Instituto Estadual do Ambiente – Inea). Para a Secretária-executiva, Mayná Coutinho (Cedae) e os Diretores administrativos, Lícius de Sá Freire (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Firjan), Vicente Bastos Ribeiro (Fazenda Soledade) e Pércio Portz (Conselho dos Dirigentes das Organizações Rurais de Nova Friburgo – Conrural).

Para o novo Diretor-presidente, o trabalho em conjunto de todos os segmentos do Comitê é de suma importância para a aplicação e desenvolvimento dos projetos que serão implantados na Bacia, e enfatiza a importância da participação da Sociedade Civil que possui o olhar dos que estão nos principais territórios de atuação do Comitê. “A máquina do nosso comitê parece que está funcionando, então é fazermos as manutenções necessárias para que não perca a funcionalidade. E principalmente ficar atento ao ambiente, que muda ao nosso redor, para ter que corrigir algum rumo, mas a princípio o que a gente está vendo é que estamos com todos os processos do comitê funcionando, o que vai ajudar muito no nosso trabalho”, ressaltou Ocimar Teixeira.

Além da posse dos novos membros, foi aprovada a Resolução CBH-R2R nº72 que institucionaliza dentro do Comitê Rio Dois Rios o projeto “AGente das Águas”. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, que será implantado na região do Rio Dois Rios. O objetivo é implantar uma educação ambiental baseada no monitoramento participativo dos rios, dando prioridade as Áreas de Interesse para Proteção de Mananciais (AIPMs) do CBH-R2R.

O vice-presidente de Agronegócios da ACIANF, Alexandre Jacintho Teixeira, participou da reunião de posse e destacou, dentre os projetos em andamento, o apoio às ações que promovam o aumento da produção e da qualidade da água e a conservação da biodiversidade, tendo como área prioritária o Alto Curso do Rio Grande: "Essas ações contemplarão a sensibilização para adoção de Boas Práticas Agrícolas (adubação verde, uso racional de defensivos agrícolas etc.), bem como aquelas relacionadas à proteção de nascentes, de áreas de recarga e de faixas marginais de proteção, recomposição florestal e reflorestamento. Dentre os trabalhos já iniciados, destaca-se o Acordo de Cooperação Técnica com a Emater-Rio, que prevê o investimento de 2,5 milhões de reais para que os agricultores sensibilizados adotem as tecnologias acima descritas na área prioritária do Alto Curso do Rio Grande. A previsão para o início da aplicação dos recursos é junho deste ano e a microbacia a ser trabalhada inicialmente deverá ser Barracão dos Mendes."

Voltar