Área do Associado Entrar
Girassol é a flor protagonista desta semana!

Girassol é a flor protagonista desta semana!

Vamos conhecer um pouco mais sobre o queridinho do momento!

Publicado em 05/03/2021

Hoje trouxemos algumas curiosidades sobre uma de nossas belas flores: o Girassol! Também conhecido como Corona-solar ou Margarida-do-peru, possui o seguinte nome científico: Helianthus annuus. Essas lindas flores que nos oferecem lindas tonalidades, que tão bem harmonizam com outras espécies e com folhagens é considerada a Flor americana – mais especificamente, as Américas do Norte e do Sul - e é cultivada há séculos pelo homem.

Inspiração para o holandês Vincent Van Gogh, os campos de girassóis na França culminaram em uma série de obras primas “Girassóis”. Os sete quadros foram produzidos entre 1888 e 1889 e são interpretados como a representação da renovação da vida a partir dos ciclos contínuos de vida e de morte.

As tradicionais flores amarelas do girassol são do tipo capítulo – as pétalas nascem ao redor de um disco formado por brácteas que protege as sementes. O girassol é popularmente conhecido pelo heliotropismo, ou seja, a capacidade de “seguir o sol” em seu trajeto leste-oeste (helios, em grego, significa Sol).

Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol tem um valor inestimável na ornamentação. Além disso, acredita-se que ela traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.
Carrega também uma simbologia especial: a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol.
A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor de girassol. Clície era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando foi trocada por Leucopeia caiu em tristeza profunda. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, que continuou seguindo o sol. E assim teria surgido a primeira flor de girassol.

Esperamos que o girassol, com todo seu esplendor, contagie a todos com muito entusiasmo e energia positiva.

Até a Próxima semana!

Floristas do Amparo

Voltar