Área do Associado Entrar
Flores da semana trazem a Rosa como destaque!

Flores da semana trazem a Rosa como destaque!

Conheça um pouco mais sobre a flor do amor!

Publicado em 12/03/2021

Vamos falar da nossa Flor-Destaque dessa semana: a Rosa! Com certeza é uma das flores mais populares no mundo! E vem sendo cultivada pelo homem desde a antiguidade. Já eram cultivadas na Mesopotâmia, às margens do rio Tigre, por volta de 5000 a.C. Atualmente existem aproximadamente 200 espécies e 30 mil variedades espalhadas no mundo inteiro, com inúmeras cores e nuances.

As primeiras rosas, que eram rosas selvagens, eram circulares na forma e tinham cinco pétalas. As rosas de hoje, algumas das quais tem centenas de pétalas densamente amontoadas, são resultados de diversos cruzamentos. As rosas são radialmente simétricas — suas pétalas estão uniformemente distribuídas em torno de seus centros, mantendo o formato arredondado. Suas pétalas possuem uma textura macia, como o cetim.

A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental e está presente em diversas lendas e mitologias que tentam explicar sua origem. Uma dessas lendas conta que a deusa Cibeles, Mãe dos Deuses, a criou para se vingar de Afrodite porque somente a beleza da rosa poderia competir com a beleza da Deusa do Amor. Ela é também consagrada a muitas deusas: a Afrodite e Vênus (deusa grega e romana do amor); a Ísis, deusa egípcia que representa a essência da maternidade; à deusa Lakshmi, Deusa do Amor na tradição Hindu e o cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria, símbolo de pureza e perfeição.

Também está presente na arte, incluindo a pintura, a música, e tantas outras mídias, preenchendo o ser humano de admiração, tanto por sua beleza, quanto por sua simbologia. As rosas também aparecem com muita frequência na literatura, uma fonte de inspiração para muitos poetas e escritores. Dante, um dos principais autores do Renascimento, acreditava que "as rosas têm poderes de cura não apenas para doenças mentais, mas também são capazes de curar a alma e conquistar a imortalidade."

Universalmente, essa flor complexa e aromática está associada ao amor e a união. O desabrochar do botão da rosa simboliza o segredo e o mistério da vida. Cada uma das suas cores apresenta uma simbologia específica e a rosa vermelha carrega a simbologia do ápice da paixão e da entrega amorosa.

Não haveria flor melhor para homenagearmos as Mulheres nessa semana em que comemoramos O Dia Internacional das Mulheres! Esperamos que a Rosa, e as demais flores que compõem a sua assinatura preencha o seu lar, ou escritório com muita energia positiva e amor.
Até semana que vem!
Floristas do Amparo

Voltar