Agrônomo da ACIANF é aprovado para Doutorado através de projeto friburguense

Gabriel Violento, Consultor Agrícola da ACIANF, foi aprovado para Doutorado na UFRRJ após pesquisas para o Projeto de Incentivo ao Plantio do Lúpulo

Publicado em 30/07/2021

A Equipe da ACIANF, comemorou, na última semana, a mais nova conquista do Consultor Agrícola da Entidade, Gabriel Violento. O agrônomo foi aprovado para o doutorado Doutorado Binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro após pesquisas para o Projeto de Incentivo ao Plantio do Lúpulo.

Gabriel desenvolverá uma pesquisa que vai contribuir para a cultura do Lúpulo, através da identificação das características de interesse agronômico, alcançando um produto com terroir, um atributo sensorial que proporciona características distintas aos produtos originários deste espaço, agregando valor ao produto final, a cerveja.

Com o acompanhamento dos produtores atendidos pelo projeto Lúpulo nos últimos 2 anos, que receberam mudas de 5 variedades de lúpulo aplicados em diferentes áreas (clima, solo, relevo, etc.) foi possível adquirir experiência com a cultura e os principais efeitos do manejo no desenvolvimento da planta. A ACIANF, junto de outras entidades de pesquisa e assistência técnica compõe a Rede Lúpulo, que busca consolidar a cultura do Lúpulo na região serrana.

“ (...) isso só foi possível graças a oportunidade de estar a frente do projeto Lúpulo, numa instituição com tanto prestígio quanto à ACIANF nesses dois anos. Fui convidado pela Adriana Aquino (EMBRAPA) que também reconhece o projeto e sua importância para a instalação da cultura do Lúpulo aqui no estado do Rio. Fruto também do Catalisa que "acendeu" o potencial de inovação tecnológica do Lúpulo. E foi graças a você que tive acesso ao edital.”, comemorou Gabriel, em conversa com Júlio Cordeiro, Presidente da ACIANF.

O Doutorando acrescentou que espera poder contribuir com as suas pesquisas para o desenvolvimento do novo Centro de Tecnologia e da Rede de Inovações Tecnológicas na região.

Júlio Cordeiro parabeniza Gabriel pela conquista: "Gabriel Violento é engenheiro consultor da ACIANF responsável pelo Projeto de incentivo ao plantio do Lúpulo e a partir disso ele começou a interagir com o meio. A ACIANF o incentivou e o patrocinou em vários cursos, e a partir disso, ele se empenhou e agora fará uma graduação na qual entendemos que, o lúpulo pode ser uma cultura pra pequenos produtores e agregar ainda mais valor. Essa cultura, que Friburgo é pioneira, entendemos e desejamos que pode progredir e muito através do projeto, que consiste em assistência técnica do plantio até a indústria onde estudaremos a viabilidade de ter cervejas artesanais com o lúpulo regional. Para isso, também no C.TEC.I. está sendo reservado uma área pra microcervejaria, onde produtores poderão usar os lúpulos da região e fazer sua própria receita, tendo assim um terroir específico da nossa região, agregando valor aos produtos."

Nós, da ACIANF, estamos muito orgulhosos e felizes com esta nova conquista do Gabriel. Com certeza é um triunfo não somente pessoal, como para a Equipe, Conselhos e para toda Nova Friburgo.