Área do Associado Entrar
ACIANF promove encontro de coautor do Marco Legal das Startups e  representantes da área de Tecnologia de Nova Friburgo

ACIANF promove encontro de coautor do Marco Legal das Startups e representantes da área de Tecnologia de Nova Friburgo

Publicado em 30/07/2021

Na última terça-feira, 27 de julho, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, ACIANF, abriu as portas da sua sede para receber Paulo Ganime, Deputado Federal e sua equipe, além de membros da diretoria da entidade e representantes da área de Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo.

Paulo Ganime é coautor do Projeto de Lei do marco das startups, já sancionado. Na ocasião, foram apresentados também, outros projetos de Ganime, como a Regulamentação do Turismo Colaborativo e Aprovação da Lei do Gás.

Júlio Cordeiro, presidente da ACIANF, destacou a importância da reunião para os negócios e para a cidade de Nova Friburgo: “Na última quarta-feira tivemos o prazer de receber na sede da Associação Comercial, o Deputado Federal Paulo Ganime, deputado este, muito engajado na tecnologia e inovação. Um dos deputados responsáveis pelo marco legal das startups, e que vem muito ao encontro do que a gente pensa pra cultura de Nova Friburgo, que é basear a cidade na inovação e tecnologia, através de um engajamento que a Associação Comercial está fazendo junto a outros parceiros para criar o C.TEC.I., local onde daremos a oportunidade das pessoas poderem trabalhar e incentivar na fabricação de startups de novas empresas voltadas à tecnologia e inovação. O deputado Ganime possui o mesmo pensamento e, por isso, foi muito importante essa reunião, onde tivemos a oportunidade de trazer vários membros do InovaFri Serra do Silício e professores Estácio, por exemplo, que vem demonstrar a importância de termos um compartilhamento de informações nessa área da iniciativa privada e educacional, para que juntos possamos criar ambientes propícios e atrativos de ter Nova Friburgo voltada a essa área de inovação e tecnologia.”.

A reunião favoreceu o diálogo direto entre o deputado e alguns membros do InovaFri e Serra do Silício, coordenados pelo professor Marcelo Verly, representantes e professores da UFF, UERJ, CEFET, UFJ e Estácio, que também puderam apresentar suas principais demandas.

Rafael Spinelli, consultor da ACIANF, esteve presente e comentou sobre o momento: “Foi muito importante ter esse contato com ele para discutirmos como nós podemos levar demandas locais para a câmara federal. Nesta reunião, tivemos a oportunidade de levantar pontos, alguns relacionados a Reforma Tributária, que apesar de o Paulo não estar na comissão da reforma tributária, conseguimos desenvolver algumas questões importantes, principalmente em respeito ao que foi apresentado estar aquém das expectativas e da necessidade da classe empresarial como um todo de ter uma reforma tributária profunda, e o que queremos é simplificar o regime tributário no país e obviamente reduzir a carga tributária que está entre as mais altas do mundo.”

A ACIANF, representada pelo presidente Julio Cordeiro, apresentou à Ganime o projeto do C-TEC, Centro de Tecnologia que está sendo desenvolvido pela entidade. O deputado garantiu que está interessado nesta nova iniciativa, já que ela se aplica dentro do contexto do marco das startups e já foi agendada uma nova data para que o mesmo possa conhecer o C-TEC, e debater com representantes da corporação e aproveitar a questão desse novo marco legislativo para assim, ter o maior proveito ali dentro do contexto do C-TEC.

“Foi muito legal a reunião, em especial falando sobre o Marco Legal das startups recentemente sancionada, eu sou um dos coautores do projeto e a gente vê todo o potencial de Nova Friburgo e da região para esse tema, né? A cidade já respira isso por conta da universidade, a integração na cidade tanto entre as universidades, Sebrae, a própria associação e a gente vê que com o marco legal esse potencial pode ser ainda mais aproveitado e eles não trabalham individualmente, de forma solo. A gente vê que Nova Friburgo tá trabalhando de forma integrada, coesa, proporcionando com isso que a cidade se torne talvez uma das grandes referências desse assunto, não só no estado do Rio, mas em todo o Brasil. E a gente precisa dessa transformação. A gente precisa cada vez mais que esses novos setores sejam o motor do desenvolvimento econômico do nosso estado.”, salienta o Deputado Federal.

Voltar