Projeto Vamos Florir: ACIANF realiza visitação em empresas incentivadoras do embelezamento de Nova Friburgo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Publicado em 24/09/2021

Na tarde da última quarta-feira, 22, as representantes do projeto Vamos Florir da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo - ACIANF, Anne Marjie Thurler e Heloísa Stroligo, se reuniram com proprietários de empresas que estão contribuindo com o embelezamento de Nova Friburgo.

O projeto Vamos Florir, iniciativa da ACIANF e Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, é uma parceria entre instituições públicas e privadas, que incentiva a melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas. Mas, além do Vamos Florir, empresas independentes estão aderindo a ideia e auxiliando na diminuição da poluição visual no município, além de contribuir para o bem-estar e melhor estilo de vida da população friburguense.

Juliana Rodrigues, proprietária da loja Atelieeê, na Rua Prefeito José Eugênio Muller, viu, na calçada da sua loja, uma oportunidade para deixar o ambiente ainda mais agradável. Juliana explica que sua loja é pensada exclusivamente para atender às crianças e proporcionar bem-estar. Portanto, ao ver os canteiros ao redor sem os devidos cuidados, teve a ideia de agradar as crianças, enchendo os canteiros com flores para remeter a piquenique e jardim, despertando a atenção e alegria nos pequenos, e claro, em seus responsáveis.

“Com o E-commerce tão forte no momento, quem compra na loja física busca uma experiência, ser bem atendido, estar num ambiente agradável, cheiroso, organizado e bonito, logicamente. Então, o que eu tenho pra dizer para outros comerciantes é que o que a gente puder fazer primeiramente para atrair turismo para a nossa cidade, vamos fazer, porque isso vai atrair venda e clientes, fazendo da sua loja um lugar mais agradável, tanto na parte interna quanto na parte externa, né? Eu acho que a experiência física precisa ser diferenciada para que a gente não perca esse cliente para o online.”, salientou Juliana.

Essa iniciativa vai ao encontro do principal objetivo do projeto Vamos Florir: Sensibiliza a população a temas ambientais, proporciona bem-estar, agrada aos pedestres e fomenta o turismo em Nova Friburgo, além de remeter um dos principais destinos do turista friburguense: plantações de flores.

Outro lugar visitado foi o Pátio do Centro Empresarial Sanjaya, também no centro de Nova Friburgo. Neste endereço, quem recebeu a visita da Anne e da Heloísa foram os irmãos Renato Abido e Andrea Abido, proprietários do entorno.

Renato e Andréa explicaram que o pátio do prédio era utilizado como estacionamento na época em que o Sanjaya era um hotel. No entanto, este não valorizava a rua e nem o comércio do entorno. Com a mudança da administração do prédio, os empresários decidiram reinventar: utilizaram o espaço ao ar livre do pátio para fazer uma área de convivência reurbanizada com paisagismo. Outro problema praticamente solucionado foi a circulação de motocicletas pelas calçadas da rua Nossa Senhora de Fátima que transitavam frequentemente pela área de pedestres.

“O nosso objetivo com essa praça foi basicamente construir um espaço convidativo e atrair não só a população friburguense como os turistas a terem uma sensação de descanso, após passarem horas observando a poluição visual da principal avenida da cidade.”, explicou um dos irmãos.

Além disso, os proprietários do espaço e da Loja Mitte, contaram que a revitalização e o embelezamento das ruas é uma ação totalmente independente e pensada por eles. Isso também reflete no estabelecimento, uma loja jovem e altamente atual, com um estilo único e jamais visto em outros comércios de Nova Friburgo, a loja é toda feita no Estilo Industrial, desde portas, piso de cimento queimado e às prateleiras de ferro no interior da loja, ao lindo grafite na parede externa da Mitte. Todos os detalhes de identidade visual são pensados para atrair e agradar aos turistas, friburguenses e clientes que passam por lá.

A ACIANF, incentivadora e apoiadora de projetos que visam fomentar a revitalização de Nova Friburgo, como forma de estimular estes empresários, os presenteou com regadores do Projeto Vamos Florir, para que os jardins estejam sempre saudáveis e com o livro da ACIANF, para que conheçam a instituição e saibam que desde sempre, a entidade apoia e encoraja os empresários que estimulam o crescimento de Nova Friburgo.

Anne Marjie, Supervisora Comercial e de Comunicação da Associação Comercial, parabeniza os empresários: “A ACIANF, como grande incentivadora de projetos que visam o desenvolvimento e qualidade de vida de Nova Friburgo, entende a importância de compartilhar boas práticas de empresários que pensam no bem comum e concentram esforços para embelezar e revitalizar espaços públicos. O projeto Vamos Florir contempla não só bonitas paisagens para nossa cidade, mas também desenvolvimento turístico, eventos que tragam resultado para as cadeias produtivas da região. Por isso parabenizamos os empresários da Ateliêe e Mitte, pelo belíssimo trabalho realizado em prol do bem estar de nossa comunidade.”.