Área do Associado Entrar
A PREVENÇÃO SALVA VIDAS

A PREVENÇÃO SALVA VIDAS

Campanha Outubro Rosa alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Publicado em 01/10/2021

A campanha OUTUBRO ROSA, criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras. Na região Norte, o câncer do colo do útero ocupa ainda o primeiro lugar. Em 2019, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos a cada 100.000 mulheres. As regiões Sudeste e Sul apresentam também as taxas mais elevadas (INCA, 2021).

Aqui em Nova Friburgo, a Amma (Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo) e o Instituto Cérasus se destacam em ações de prevenção, diagnóstico precoce e apoio a mulheres em tratamento.

A Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo foi fundada no dia 11 de abril de 2000 e serve como um espelho para as mulheres que sofrem ou sofreram de câncer de mama. Através de serviços como acolhimento, orientação, atendimento psicológico, atendimento fisioterápico, assistência jurídica, palestras, empréstimo de perucas e gorros, doação de próteses e soutiens especiais, essas mulheres passam a dar um valor maior à vida. Cerca de 830 mulheres já passaram pela AMMA. Tudo que é oferecido às associadas é um trabalho voluntário de dezenas de pessoas. O auxílio que a Associação recebe é principalmente fornecido pela comunidade.

O Instituto Cerasus, que oferece diagnóstico, exames de estadiamento, pré-operatório e a cirurgia gratuitamente para as pacientes com câncer de mama, foi criado por um grupo de médicos e especialistas, capitaneados pelo Dr. Henrique Almeida Oliva, cirurgião oncológico, que sempre teve o sonho de ter um projeto social, até mesmo por conhecer de perto a realidade do tratamento médico público na sua região, desenvolveu a ideia a fim de acelerar o período de tratamento e também proporcionar redução expressiva dos custos do mesmo. Atualmente, o tempo médio entre a consulta da paciente até a cirurgia leva menos de 20 dias, através do trabalho do instituto. Essa é uma conquista enorme para um tratamento eficaz da doença.

As duas instituições são parceiras e trabalham juntas, para que o número de mortes por câncer de mama em nossa cidade e região seja reduzido.

Todos podem ajudar a essas duas entidades, com doações de qualquer valor, para que ainda mais mulheres possam contar com o apoio tão necessário.


https://www.cerasus.org.br/take-action

http://ammanf.blogspot.com/p/contato_64.html

Voltar