Área do Associado Entrar
Amma Nova Friburgo: A instituição que recupera a autoestima das mulheres que já passaram pelo câncer de mama.

Amma Nova Friburgo: A instituição que recupera a autoestima das mulheres que já passaram pelo câncer de mama.

Após apresentar o Instituto Cérasus, que apoia as mulheres desde a fase inicial até o tratamento da doença, a ACIANF apresenta a Amma, que acompanha as mulheres na fase pós operatória.

Publicado em 15/10/2021

A ONG Amma - Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo, foi fundada em Abril do ano 2000, por iniciativa de Rosângela Coelho Gomes, mulher que passou pelo câncer de mama e teve algumas dificuldades nesse trajeto. Na ocasião de fundação, Rosângela chamou mulheres que passaram pela doença para iniciar uma nova jornada.

Desde então, a Amma vem apoiando, orientando, acolhendo e desenvolvendo um trabalho voluntário totalmente focado nas mulheres que passaram pelo câncer de mama. Através de entrevistas com Assistentes Sociais, auxílio jurídico, alimentação e demais suportes.

A Amma também avalia a condição financeira das mulheres, oferecendo às que não têm, a possibilidade de financiar a hospedagem, quando precisam receber o tratamento em Petrópolis, pois a distância é longa e cansativa para quem passa pelos procedimentos.

De forma gratuita, a Amma também oferece, às mulheres mastectomizadas, 2 sutiãs com prótese, perucas, lenços e diversos acessórios que resgatam a autoestima da mulher novamente. Além disso, oferece Terapia Ocupacional, atividades com artesanato, que são vendidos para arrecadar fundos, assim como o Bazar da Amma, em que são vendidas roupas, sapatos e acessórios , e se localiza na Rua Eugênio Thurler, no Centro da cidade.

A maior parte do recurso da ONG vêm de sócios contribuintes, que são friburguenses e que colaboram mensalmente com a Amma, participam e prestigiam ativamente de suas campanhas, trazendo maior visibilidade às ações realizadas.

Segundo Maria Helena Moraes, presidente da Associação, a maior dificuldade para mulheres com câncer de mama, ou recém operadas, é não ter este tratamento em Nova Friburgo. “Para mim, a maior dificuldade é realmente ver essas pessoas saírem de Nova Friburgo. A gente não tem hospital, não tem olhos de saúde pública voltados para acudir as mulheres nesta situação. (...) Seria de suma importância ter essa assistência em Nova Friburgo, já se falam em muitas coisas, temos muitos projetos mas esperamos algum que seja concreto. Para as mulheres com câncer de mama, é primordial estar perto da família, no conforto do seu lar e com a rede de apoio por perto para passar por essa fase, coisa que as mulheres de Nova Friburgo que estão passando por essa situação não têm. Quando as mulheres vão para Teresópolis, caso passe mal em Nova Friburgo, a distância para chegar ao hospital é muito grande, e a nossa luta é para facilitar a vida dessas mulheres e acolhê-las dentro da nossa cidade.”

Para quem deseja ajudar a AMMA, há 3 caminhos: As pessoas, físicas ou jurídicas, podem se tornar sócios, ajudando financeiramente a instituição com uma quantia mensal e apoiando em eventos. Podem se voluntariar, trabalhar com as meninas do instituto para gerarem recursos e ajudar as mulheres assistidas, ou, por meio de doações em dinheiro, materiais para o bazar e artesanato, e também, comprando os produtos da Associação.

Para quem quiser ajudar a Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo, as informações para depósito são:
Pix: Unicred
Banco: 136
Ag: 4508
Cc: 21527-9

A Amma convida a todos os friburguenses a comparecerem em sua Carreata, que será realizada no dia 30 de outubro, sábado, às 09h da manhã, com concentração na Via Expressa, em Olaria.

Voltar