LiderAção Nova Friburgo: Evento do SEBRAE tem o propósito de reunir lideranças locais para soluções estratégicas mais concretas

⠀⠀⠀⠀⠀

Publicado em 15/10/2021

Na última quinta-feira, 14/10, o SEBRAE/NF realizou o primeiro encontro do projeto “LiderAção”, na sua sede, localizada no Espaço Arp. Este projeto é uma iniciativa do Sebrae, derivada da metodologia LÍDER, com o objetivo de que seja realizada no curto prazo – 36 horas com os líderes – a deflagração de processos de mobilização, articulação, planejamento e gestão das iniciativas para a superação de crises, como a gerada com os impactos do COVID-19, a serem fortalecidos continuadamente.

A região estabelecida para trabalhar neste projeto em Nova Friburgo foi Conselheiro Paulino, para que os empresários possam identificar problemas reais daquela comunidade e articular um processo de construção e de corresponsabilidade entre os entes públicos e privados, criar uma agenda de impacto, definindo ações para serem realizadas a curto prazo (noventa dias), médio prazo (cento e oitenta dias) e longo prazo (trezentos e sessenta dias), divididas em diferentes eixos, de acordo com aquilo que o grupo entende que é relevante, para realizar uma apresentação ao Prefeito.

Marcos Macedo, consultor do Sebrae, explica de qual forma a dinâmica e o networking entre os participantes é realizada: “Em paralelo a essa fase de planejamento do programa, existe um ponto fundamental que é a parte de formação da coesão da equipe, a formação do grupo como uma unidade de trabalho, das pessoas fazerem um networking interno e construírem uma liga que eles representam. Um elo para que essa colaboração, gestão compartilhada, sobreviva para além dos dez encontros que o cronograma prevê. (...) é um programa amplo, aborda políticas públicas, gestão pública e a gente está com a expectativa muito grande de aplicar este projeto aqui em Friburgo, por tudo o que o empresariado local representa, uma cultura muito associativa, muito forte.”.

A ACIANF é uma grande apoiadora do SEBRAE e das iniciativas empresariais que a entidade promove. “Estamos em parceria com a TV ZOOM para trazer um novo programa, com conteúdo que possa valorizar os bairros e distritos de nossa cidade, e será iniciado por Conselheiro Paulino, que hoje é uma potência econômica e de desenvolvimento muito grande em Nova Friburgo. Com isso, pensamos como poderíamos, de algum forma, atrair grandes parceiros e cúmplices da cidade que pudessem trabalhar projetos e planos para o distrito. Foi então que nossa parceira, Fernanda Gripp, líder do SEBRAE, nos apresentou a proposta do Lideração. Que veio muito ao encontro da proposta e trará bons frutos ao distrito e região.”, declara Roosevelt Concy, Diretor Executivo da Associação.