Área do Associado Entrar
Sest Senat terá nova unidade em Nova Friburgo

Sest Senat terá nova unidade em Nova Friburgo

Diretoria da ACIANF prestigia cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental

Publicado em 16/10/2021

Na última sexta-feira,15, a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, ACIANF, esteve presente na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da nova unidade do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Nova Friburgo.
Estiveram presentes na ocasião, o presidente da ACIANF, Júlio Cordeiro, o vice-presidente de comércio e vice-presidente do SETCANF, Evaristo Monteiro, o diretor executivo da Associação, Roosevelt Concy, o presidente do SETCANF, Jackson Thedin; representando o município, o vereador Cascão, e o prefeito Johnny Maycon e também o Presidente da Federação de Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Ferreira Rebuzzi.
A conclusão das obras da nova estrutura, que ficará localizada na Rua Anchieta, s/nº, atrás da Fábrica Haga, está prevista para o segundo semestre de 2022 e envolve investimentos de aproximadamente 16 milhões de reais.

O vice-presidente de comércio da ACIANF e também vice-presidente do SETCANF, Evaristo Monteiro, declara que não foi fácil a conquista, mas que a nova unidade trará bons frutos à Friburgo e região. "Essa é uma luta antiga, que começou há mais ou menos quinze anos, quando os primeiros presidentes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Nova Friburgo (SETCANF), conseguiram implementar a primeira unidade do SEST SENAT em Friburgo, que sempre foi modesta, no distrito de Conselheiro Paulino, mas que dentro da sua limitação, até por espaço físico, sempre atendeu de forma muito satisfatória aos funcionários das empresas de transporte. Quem basicamente utilizava eram os colaboradores da empresa FAOL, que estava ao lado. Então, historicamente, o maior público do SEST SENAT foram os rodoviários, basicamente da FAOL, que tinha um número expressivo de colaboradores. Assim que a nova diretoria assumiu o sindicato, o esforço para conseguir um terreno adequado ao tamanho da unidade e que também tivesse um valor que coubesse no orçamento, foi grande. Enfim, foi alcançado o objetivo, mas com a pandemia, houve um atraso nas obras. Acreditamos que no segundo semestre de 2022 (a previsão é maio) estaremos inaugurando a unidade.”

Evaristo destaca também a importância da nova estrutura para a cidade e região, e mostra possível a interlocução entre SEST SENAT e ACIANF para ações em conjunto: “Falando sobre o SEST SENAT, muitas pessoas entendem que engloba somente as empresas de transporte, mas não. Engloba qualquer empresa, o que pode resultar em algum tipo de ação conjunta com a ACIANF. Todas as empresas que tem motoristas em seus quadros, estão eleitas também para participar do SEST SENAT, então é uma gama de gente muito grande, porque não é só o profissional vai entrar para uma qualificação e treinamento, mas a família do profissional será assistida por esses programas sociais, como fisioterapia, odontologia, assistência social, etc. O simulador de direção é um treinamento fantástico para os motoristas de Friburgo e da região. O nosso sindicato tem uma base territorial em todo o Centro-Norte Fluminense, portanto iremos atingir um público realmente muito grande em Bom Jardim, Cantagalo, Macuco e outros municípios. Regiões de cimenteiras, onde tem muito motorista, então será de grande importância e utilidade para toda a região.”

A nova estrutura contará com sala de treinamento para simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos; capacidade para realizar 53 mil atendimentos ao ano para trabalhadores do transporte e comunidade geral. Já a área de saúde, será equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. Além disso, um centro de eventos também está incluído no projeto.
Os atendimentos são gratuitos para os trabalhadores do transporte das empresas contribuintes e os transportadores autônomos também contribuintes. Para toda a comunidade, o SEST SENAT oferece serviços a valores populares.

Voltar