ACIANF recebe Cônsules Belgas e propõe parcerias

ACIANF quer trazer cervejeiro belga e intercâmbio com a Escola de moda, duas referências do Reino da Bélgica.

Publicado em 22/10/2021

Na noite da última segunda-feira, 18/10, a diretoria da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo - ACIANF, recebeu, para um jantar no Nova Friburgo Country Club, o Cônsul geral e o Cônsul do Rio de Janeiro do Reino da Bélgica, Daniel Dargent e Brent Van Tassel.

Na ocasião, que contou com a presença de membros da Diretoria e Conselhos da ACIANF e empresários da região, foram apresentados projetos que visam o desenvolvimento nos setores agrícola e têxtil de Nova Friburgo, que poderão receber apoio do consulado, aumentando a visibilidade e a adesão pelo empresariado local.

Julio Cordeiro, presidente da ACIANF, abriu a noite apresentando os empresários e os membros da Associação presentes no evento, e comentando sobre o projeto de incentivo ao plantio do Lúpulo, iniciativa da Associação em parceria com instituições de pesquisas ligadas ao segmento agrícola. Entre os empresários, estavam presentes: Abílio Gonzaga, representando a cervejaria Buzzi, Marcos e Karoline Corrêa, representando a cervejaria Barão e Ney Bermudes, representando a cervejaria Pontal, que levaram ao encontro, diversos estilos de cerveja artesanal para degustação.

Ney Bermudes, destacou que sua empresa está em fase de testes para a produção de cervejas de estilo belgas. O mestre cervejeiro falou sobre a diferença entre os estilos produzidos no Brasil e na Bélgica, frisando o estilo brasileiro das modalidades cervejeiras. Além disso, sugeriu que Nova Friburgo, como Centro geodésico do estado do Rio de Janeiro, se torne um pólo cervejeiro, facilitando a logística até mesmo para outros estados.

Abílio, da cervejaria Buzzi, falou um pouco sobre a história e os estilos de cerveja. Na ocasião, ele também revelou que utiliza a pimenta como ingrediente principal de algumas cervejas da sua marca. O empresário possui, em Santa Maria Madalena, uma produção em parceria com a Embrapa e a rede Lúpulo, que promove testes de solo e tipos de lúpulo. Alíbio ressaltou que com cultura e expertise, o crescimento é proporcionado a todos.

Karoline e Marcos apresentaram a história do nome de sua cervejaria. Levaram para degustação, um estilo belga WitBier. Os proprietários da Cervejaria Barão destacaram que esta parceria com o Consulado Belga ajudaria, inclusive, a atrair pessoas para nossa cidade.

Daniel Dargent, elogiou as cervejas artesanais servidas para degustação e agradeceu a todos. O Cônsul Geral da Bélgica no Brasil, sugeriu a vinda de um Mestre Cervejeiro da Bélgica para Nova Friburgo e destacou algumas ações que podem ser realizadas com esta parceria: Imaginar as possibilidades para empresas e instituições da Bélgica atuarem na região serrana do Rio de Janeiro e trazer novas profissões para o ramo: Técnico Cervejeiro e Engenheiro Cervejeiro, especializações que são comuns em seu país de origem. Daniel destacou que este pode ser um ponto de reflexão de aproximação e amadurecimento da parceria.
Júlio Cordeiro citou a maior parceria entre cervejarias, que é a IMBEV, uma empresa multinacional de bebidas e cervejas formada em 2004 pela fusão da belga Interbrew e da brasileira Ambev. A IMBEV é líder no mercado mundial, controlando 21,2% do mercado de cervejas. É a cervejaria dominante na Europa central e no Brasil. O presidente da ACIANF também sugeriu, trazer para Nova Friburgo, trazendo novas culturas e fomentando o turismo na cidade.