12 de janeiro de 2022:

Reunião na Câmara define data de início de reordenação dos cabos em postes em Nova Friburgo

Publicado em 29/10/2021

Na última quarta-feira, 27, o diretor executivo da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), Roosevelt Concy, representou a entidade em reunião no plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo, promovida pelo Vereador Wellington Moreira, junto a empresas de Telecomunicação e a Energisa, para tratar de assuntos ligados à legislação e regulamentação vigentes e apresentação de plano de reordenação, readequação ou retirada dos cabos e equipamentos dos postes, relativos às atividades em toda a cidade.

Na ocasião, o assessor jurídico da Energisa, Leonardo de Castro Martins, apresentou a legislação federal e municipal vigente, falou sobre a atuação da empresa em Nova Friburgo e também sugeriu uma série de ações que possibilitem a readequação da rede de cabeamento em todo o município.

Ana Maria de Almeida Jorge, Coordenadora de Atendimento da Energisa, evidenciou a importância da união entre poder público e empresas do setor, para que a ação seja resolutiva e traga benefícios à toda a população.

Fernando Oliveira, subprocurador de processos administrativos do Município, colocou a secretaria à disposição, principalmente se tratando de logística, para viabilizar toda a atividade.

Roosevelt Concy, recordou que em encontros realizados anteriormente, inclusive na sede da ACIANF, com a participação do presidente da Associação, Júlio Cordeiro, e de outros integrantes da diretoria, foi abordado o assunto do cabeamento subterrâneo, que em algum momento deverá ser resgatado. Roosevelt citou ainda, croqui apresentado, no qual tratava da proibição de mais de 4 cabos em cada poste e outra sugestão, no momento, que foi a possibilidade de consorciamento das empresas ou unificação das mesmas para que pudesse ser realizado. Questionou então aos representantes da Energisa, se poderá ser colocado em prática, para diminuição da poluição visual nas vias da cidade.

Leonardo respondeu então, que seria possível utilizar um mesmo ponto de ancoragem para algumas empresas, o que foi proposto pela empresa na ocasião, mas talvez não colocado em prática, por não ser uma obrigação naquele momento. Atualmente, a norma técnica somente aprova até 4 pontos de ancoragem.

Nelson Luiz Cunha, Assessor da Câmara Municipal de Nova Friburgo, apresentou estudo levantado sobre o assunto e identificou que é de suma importância que a causa seja abraçada por todos, pois se trata de descumprimentos de leis e normas de esfera municipal, estadual e federal, e que o foco deve se voltar, principalmente no cronograma, para que a execução seja de fato concretizada. Além disso, o mesmo citou a importância para o segmento de turismo na cidade e região e em todos os sentidos: “A reunião foi super produtiva, no sentido de integrar quase todas as empresas que operam Telecom em nossa cidade. Chegamos a um acordo para que realmente seja elaborado um cronograma e que a cidade possa ganhar outro visual, outro horizonte com esses com esses fios ordenados, fios mortos retirados. A Energisa teve fundamental importância nisso por ser a detentora da expertise, com relação à ancoragem em postes e a participação da ACIANF e também da Prefeitura, como entidades civis e órgão do executivo é de suma importância, para que consigamos mobilizar uma estrutura que permita que esse cronograma seja cumprido. Entendo que ganha a cidade, ganha a sociedade, ganha o cidadão, ganha todo mundo.”

A pedido do presidente da Câmara Municipal, Vereador Wellington Moreira, foi definida então, uma data para início das atividades e evidenciada a necessidade de execução do projeto: “A reordenação dos postes da cidade é um projeto técnico bastante complexo, que envolve logística, mobilidade urbana, mas que vai além de uma retirada de cabos, trata-se também de tornarmos a cidade ainda mais limpa e bonita.”

Pensando numa série de fatores, como a expectativa de aumento nas compras no comércio local, devido ao período de Natal, época de chuvas, horário noturno e outros, foi determinado pelo grupo, o dia 12 de janeiro de 2022 para início da ação. O ponto inicial será o poste da esquina da Rua Monte Líbano, com a Avenida Alberto Braune, com a participação das equipes técnicas de todas as empresas envolvidas, com a liderança da operação a cargo da Energisa.

"O foco principal da reunião, é que possamos unir forças para trabalhar na melhoria visual e no recolhimento dos cabos dos postes da cidade. Queremos uma Nova Friburgo mais bonita, mais organizada, e a cidade merece isso. Juntamos aqui hoje, as principais empresas de telecomunicação e internet, para que todos pudéssemos entender o que a legislação diz a respeito do acerto dos cabos, se estão corretos ou errados e que consigamos unir esforços para trabalhar e definir um cronograma de regularização desse cabeamento recapeamento da cidade." comentou Simone Dornellas, coordenadora de relacionamento da Energisa.

Roosevelt Concy aproveitou a oportunidade para evidenciar a importância de trabalharmos de forma mais incisiva e organizada, pensando não somente no embelezamento, mas também na segurança, e que, ainda mais importante, isso trará à população um sentido de pertencimento.