Presidente da ACIANF prestigia honraria concedida a Roosevelt Concy, diretor executivo da entidade

Roosevelt recebeu título e medalha Doutor Honoris Causa da ISCECAP, Instituição com sede no Distrito Federal

Publicado em 18/03/2022

No último sábado, 12, o diretor executivo da ACIANF, Roosevelt Concy, recebeu o título e medalha Doutor Honoris Causa, pela Instituição de Ensino Superior ISCECAP, com sede no Distrito Federal. A cerimônia, que foi realizada na LBV de Brasília, segue o ritual da universidade de Coimbra em Portugal e já conta com 700 anos de existência.

O presidente da ACIANF, Júlio Cordeiro esteve em Brasília, para prestigiar, pessoalmente, a homenagem a Roosevelt Concy.

Roosevelt recebeu o diploma do Reitor da ISCECAP, Prof. Doutor Hamilton Werneck, que o indicou à honraria.

Estavam presentes na cerimônia, Júlio Cordeiro e sua esposa Cristina Cordeiro, a jornalista Virgínia Pardal Siqueira, seu esposo, Otavio Siqueira e a esposa de Roosevelt, Ana Maria Concy.

O que é Honoris Causa?

Honoris causa é uma expressão em latim e usada atualmente como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”.
Normalmente, honoris causa é utilizada quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.
Esse título é dado para uma pessoa mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas no entanto tenha se destacado ou exercido grande influência em determinadas áreas, como nas artes, na literatura, na política ou promovendo a paz.
Outros aspectos que são considerados essenciais para que determinado indivíduo receba o título de honoris causa estão relacionados com a preocupação com problemas humanos, tais como a pobreza, a fome e etc.
O indivíduo recebe esse título por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes, a pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional.
Caso a pessoa homenageada queira no futuro usar este título à frente de seu nome, poderá utilizar abreviando. Por exemplo: Dr. h.c. Fulano de tal.
O prestígio da universidade que atribui o Doutoramento Honoris Causa para uma personalidade, geralmente de âmbito internacional, fica bastante enriquecido, porque a partir daquele momento esta pessoa fará parte do corpo de doutores daquela universidade.