Área do Associado Entrar
VOCÊ SABIA?!?

VOCÊ SABIA?!?

Que a FEPRO foi criada pela ACIANF?

Publicado em 01/04/2022

Contribuição: Girlan Guilland - jornalista / Livro Tempo e Memória de Élica Estebanez

No início dos anos 2000, o assunto das feiras itinerantes era recorrente em Nova Friburgo. Algumas feiras aconteciam na cidade, advindas de outros estados como a Feira do Sul, Feira do Couro etc, o que gerava concorrência desleal com o comércio local.

Numa das diversas reuniões sobre o assunto, a diretoria da ACIANF chegou a conclusão que a melhor alternativa seria criar um evento próprio da cidade, nos mesmos moldes, para fazer frente àqueles eventos. Destacando que nosso comércio sempre teve a situação de excedente de estoques e era uma forma de resolver essas duas situações.

A ideia era realizar uma feira multissetorial, cujo grande diferencial fosse a venda de produtos a preços menores que o praticado normalmente. Para tanto, uma comitiva de empresários representando a ACIANF visitou a Feira de Preços Especiais (FEPE), realizada anualmente em Campos dos Goytacazes, para tomá-la como base para a elaboração da feira friburguense. Acompanhando o presidente da ACIANF, Cláudio Verbicário, e o Vice-presidente, José Alexandre Almeida, estavam o Vice-presidente Geral, Ayrton Violento, o jornalista Girlan Guilland, o publicitário Allan Wagner Breder e a Técnica do SEBRAE/RJ - ADR/Serrana, Fernanda Gripp.

A delegação foi recebida pelo coordenador do evento, Aldo Gomes Júnior, e pelo Sr. Miranda, Secretário-Executivo do CDL/Campos, entidade esta, que promovia a FEPE. A feira campista mobilizava todo o comércio da região. Foi, portanto, nesses moldes que se pensou a FEPRO de Nova Friburgo. Um evento criado com o intuito de promover o comércio local e movimentar a economia.

O marco para a cidade no ano de 2002 foi a 1ª Feira da Promoção de Nova Friburgo (FEPRO), em parceria com a Firjan e SEBRAE, que aconteceu de 11 a 14 de abril e reuniu mais de 88 expositores.

Em sua primeira edição, a Feira arrecadou cerca de 20 toneladas de alimentos que foram doados a instituições de caridade do município.

Em 2022, a FEPRO comemora 21 anos de sua criação e se fortaleceu ao longo dos anos.

Segundo o site oficial do evento que atualmente é produzido pela Teia de Eventos, ao longo dos anos, a Fepro reuniu mais de um milhão de visitantes; envolveu mais de 3.500 empresas e gerou mais de 40 mil empregos diretos ou indiretos.

A ACIANF e a ZOOM estarão marcando presença na FEPRO com condições especiais aos empresários que queiram se associar e também fazendo toda a cobertura do evento.

Voltar