Prazo para entrega do imposto de renda de 2022 é prorrogado para 31 de Maio

Publicado em 15/04/2022

A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega das declarações de imposto de renda de 2022 para 31 de maio de 2022.

O imposto a pagar apurado, também foi diferido até o final de maio, mas a restituição do imposto seguirá o cronograma anterior sem alterações. A data para permitir o débito automático passa a ser 10 de maio para a primeira cota, e as demais cotas até 31 de maio. Para cotas enviadas após 10 de maio, a primeira parcela deve ser paga através da DARF.

As razões para a prorrogação são as mesmas dos anos anteriores. As autoridades fiscais estão preocupadas que as consequências da pandemia de Covid-19 possam dificultar o preenchimento e envio de formulários corretamente, já que algumas agências e empresas ainda não normalizaram totalmente seus serviços.

Quem deve declarar IR?
Deve declarar o IR neste ano de 2022 quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 no ano de 2021. Esse valor é o mesmo da declaração de Imposto de Renda do ano passado. Para ver as regras completas de quem deve declarar veja a lista disponibilizada pelo Ministério da Economia através da Receita Federal

Por Ruan Costa