Comércio pode estender horário antes do Dia dos Namorados e abrir no feriado de Corpus Christi (ambas situações ocorrem em junho)

Lojistas precisam assinar termo de adesão à convenção coletiva

Publicado em 27/05/2022

No dia 26 de maio de 2022, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) publicou um informativo no qual comunica que as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas a funcionar no feriado de 16 de junho (Corpus Christi) em razão de acordo firmado com o Sindicato dos Empregados no Comércio. O acordo possibilita ainda, a extensão do horário no período que antecede o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho.
Em ambas as situações, as empresas devem formalizar um termo de adesão à convenção coletiva da categoria junto aos dois sindicatos.

A convenção permite que o atendimento nas lojas se estenda até às 20 horas do dia 03 ao dia 11, assim como o funcionamento no domingo, das 9 às 18 horas e a partir das 9 horas no dia 06, segunda-feira.

No feriado de Corpus Christi,as lojas podem ficar abertas até às 22 horas.

Os municípios que compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio, além de Nova Friburgo são: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.

A convenção permite a abertura das lojas, porém obriga o pagamento de horas extras aos funcionários. A decisão de abrir ou estender o horário fica a cargo dos lojistas.