Área do Associado Entrar
Acianf, Emater-Rio, Instituto Ibelga e Viveiro Paulo Cordeiro apresentaram o Projeto de Incentivo ao Plantio Regional do Lúpulo

Acianf, Emater-Rio, Instituto Ibelga e Viveiro Paulo Cordeiro apresentaram o Projeto de Incentivo ao Plantio Regional do Lúpulo

Na manhã do dia 13 de agosto, aconteceu a reunião do projeto que tem como objetivo fomentar o cultivo de lúpulo em Nova Friburgo e, posteriormente, a produção da cerveja artesanal no município.

Publicado em 13/08/2019


Na abertura do evento, foi lembrado o início do envolvimento da Embrapa com o cultivo de lúpulo em Nova Friburgo. A iniciativa foi do, então, diretor da Acianf, Paulo Cordeiro (in memoriam), que, em abril de 2018, entregou em mãos, em Brasília, uma carta ao Dr. Maurício Antônio Lopes, Presidente da Embrapa, solicitando uma linha de pesquisa com Lúpulos. O pedido foi atendido, originando a primeira reunião que aconteceu na Associação Comercial.

O Presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, apresentou as formas de incentivo e assistência por parte da entidade. A Acianf oferecerá aos interessados em plantar e cultivar o lúpulo alguns auxílios como: assistência técnica; análise de solo; orientação ao produtor em relação à correção de solo e outros. A contrapartida do assessoramento será o retorno do produtor em forma de produto, ou seja, ao plantar 50 mudas de lúpulo, em 15 meses, o retorno será de 50 quilos flores de lúpulo garantindo a compra da primeira safra.

O Vice-Presidente de Agronegócios da Acianf e Gerente Regional da Emater, Alexandre Jacintho, mostrou como deve ser a plantação e todos os requisitos necessários para manter e custear a produção.

Estavam presentes no encontro, o vice-presidente de Finanças e o de Administração da entidade, Flavio Stern e Juvenal Condack, respectivamente, o diretor executivo da Acianf, Roosevelt Concy, o presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Edson Almeida, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissional e Superior, Marcelo Verly, os representantes da Embrapa, Adriana Aquino e Renato Assis, o secretário de Agricultura, Luiz Fernando Bonin, o engenheiro agrônomo do Ibelga, Gabriel Violento, entre outros.

O evento reuniu cerca de 60 pessoas. Entre elas, interessados em cultivar o lúpulo, autoridades, cervejeiros da região e representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá.

Voltar