Área do Associado Entrar
Aprenda a fazer um terrário!

Aprenda a fazer um terrário!

Vamos Florir em Casa

Publicado em 17/06/2020

Acompanhe o passo-a-passo, aprenda a fazer um Terrário e criar uma peça decorativa VIVA e dinâmica, aproveitando utensílios da sua cozinha e soltando sua criatividade!

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Pote de vidro, sem tampa. No exemplo, foi reaproveitado um pote de palmito.
- Pedras, Argila expandida ou rolha de vinho para a camada de drenagem;
- Manta bidim ou pedaço de tnt;
- Areia e substrato(ou terra vegetal);
- Plantas do seu interesse. (atente para o tamanho do pote e escolha plantas que suportem ambiente úmido);
- Enfeites para seu mini jardim.

COMO FAZER:
PASSO 01 - Comece com a camada de drenagem, coloque as pedras (argila expandida ou rolhas de vinho). Cubra pelo menos 1/4 do pote. Como o pote não tem furo para escoar a água capriche nessa camada.

PASSO 02 - Coloque a manta por cima desta camada para que a areia e substrato não se misture às pedras. Utilizaremos um pote de vidro, então ficarão expostos. Quanto mais bem separado mais bonito vai ficar!

PASSO 03 - Acrescente a areia. No exemplo, foi utilizada areia de construção, mas você pode utilizar areias coloridas para aquário!

PASSO 04 - Coloque o substrato. Você pode utilizar uma pazinha de jardim ou uma colher, dependendo da largura da boca do seu pote.

PASSO 05 - Coloque as plantinhas! Dica: Coloque todas as plantas no pote para que você escolha a melhor disposição! Coloque com cuidado cada uma em seu lugar porque depois de plantada, quanto menos você manusear melhor! Plante-as com carinho. Cubra com mais substrato. Dica: utilize uma pinça para conseguir manusear melhor dentro do pote!

PASSO 06 - Adicione as pedrinhas para cobrir o solo e depois coloque os enfeites.

PASSO 07 - Irrigue com "vontade"! Até observar que o solo está úmido. (Você verá a coloração pelo vidro). Nunca adicione mais água do que 2/3 do volume do pote! O pote utilizado no exemplo tem 3 litros e foi adicionado na primeira rega (muito) menos que 2 litros. As próximas regas, faça apenas em volta das plantinhas com uma seringa!

Não molhe as folhas! A umidade dentro do pote já será alta, mesmo aberto! Evite molhar as folhas para não propiciar a proliferação de fungos e bactérias.

Seu terrário está pronto! Você pode fotografar, compartilhar em suas redes sociais em marcar a ACIANF!

Voltar