Comentário Econômico 19/06

Bráulio Rezende, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo e Presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo avalia a Produção Mensal do Comércio

Publicado em 25/06/2021

“A crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus afetou de forma significativa o desempenho do comércio de Nova Friburgo em 2020 e nos primeiros meses de 2021. Além do cenário complexo, que provocou insegurança no mundo todo, nosso segmento viveu, aqui na cidade, grandes dificuldades devido às medidas restritivas que levaram ao abre e fecha de lojas por longos intervalos de tempo. O desemprego também contribuiu para a queda nas vendas, pois, sem dinheiro e sem perspectivas no mercado de trabalho, as pessoas reduziram o consumo.

O comércio de Nova Friburgo se mostrou comprometido com o enfrentamento à pandemia e, desde o início, aderiu às normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Fiquei orgulhoso do setor que represento. Infelizmente, com as ondas sucessivas da doença, a economia se retrai periodicamente e nós, empresários, continuamos a encarar desafios nunca antes imaginados.

Muitas empresas friburguenses encerraram suas atividades, algumas lutam até hoje para sobreviver, mas outras tantas estão se constituindo agora e reacendendo nossa esperança em dias melhores. Estamos otimistas com o avanço da vacinação: que nos traga de volta os momentos de saúde e desenvolvimento econômico e social”.