SEBRAE realizará palestra gratuita para empresas da região serrana

Publicado em 13/02/2019

Empresários da Região Serrana que atuam em qualquer segmento de mercado terão a oportunidade de participar da palestra sobre o programa Lean Manufacturing, ou na tradução literal: “Produção Enxuta”. O objetivo do encontro é mostrar como as empresas podem, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício de sua produção, melhorar sua produtividade, aprimorar sua capacidade competitiva e aumentar seus lucros.

O evento é uma realização do Sebrae Rio e acontecerá no dia 11 de fevereiro (segunda-feira), às 19h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), que fica na Avenida Alberto Braune, nº 111 – Centro. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e o número de vagas é limitado.

De acordo com o analista do Sebrae, Tiago Schott, o Lean Manufacturing, consiste em um conjunto de ferramentas básicas, voltados à otimização de processos com foco em resultados em curto prazo. “Eficiência e competitividade são palavras de ordem em qualquer empresa que pretende se manter no topo do seu segmento. E para alcançar isso é preciso ocorrer uma mudança de mentalidade interna, a partir de uma nova metodologia. As grandes empresas só conseguiram evoluir internamente e apresentar resultados satisfatórios por meio de mudanças e da melhoria de seus processos. Por isso é importante que os empresários de nossa região conheçam a metodologia Lean Manufacturing que pode ajudá-los a tornarem-se mais competitivos, obtendo resultados muito mais expressivos através do aumento da produtividade e da redução de desperdícios”, ressalta.

O empresário Jefferson Simões, da Styllus Semijoias, que aderiu ao programa em setembro de 2018, afirma que o Lean Manufacturing ajuda no desenvolvimento de um plano de reformulação na gestão e produção, possibilitando que as empresas tracem metas, além de identificar os setores em que é necessário economizar recursos e evitar desperdícios, agregando valor em cada processo. “Em apenas quatro meses, o Lean Manufacturing já nos ajudou na implementação de uma série de mudanças culturais e quebras de paradigmas que contribuíram com o nosso processo produtivo e também na otimização do espaço utilizado para nossa produção. Reduzimos consideravelmente o desperdício e, em alguns setores da empresa, alcançamos índice de 70% na melhoria da produtividade. O programa ajuda no reposicionamento da empresa e a redução dos custos de produção contribuem, a médio prazo, para a melhor obtenção de lucro. Pela minha experiência, a adesão ao Lean Manufacturing não deve ser tratada como uma questão de ‘sim’ ou ‘não’, pelo empresário, mas de ‘quando’. E é o tipo de cultura que você absorve e aplica em sua empresa pro resto da vida”, destaca.

Para mais informações e/ou inscrições, basta ligar para o Sebrae Nova Friburgo, no telefone (22) 2523-6908, ou mandar e-mail para: sebraefriburgo@sebraerj.com.br.

O programa Lean Manufacturing é um dos serviços oferecidos pelo Sebrae que, através do programa Sebraetec, custeia 70% do valor das consultorias, e a empresa paga apenas 30%, sendo, portanto, uma excelente oportunidade de qualificação da sua empresa para o alcance de melhores resultados.

Serviço:

O quê: Palestra de divulgação do programa “Lean Manufacturing”

Data: 11/02/2019

Horário: 19h.

Preço: Gratuito.

Local: Auditório da Acianf

Endereço: Avenida Alberto Braune, nº 111 / Sobrado – Centro.

Informações e inscrições: (22) 2523-6908 / sebraefriburgo@sebraerj.com.br