Área do Associado Entrar
Secretaria Municipal de Educação cria canal de contação de histórias

Secretaria Municipal de Educação cria canal de contação de histórias

Voluntários são professores, artistas e outros profissionais, sensibilizados com a situação dos estudantes em quarentena

Publicado em 02/04/2020

FONTE: JORNAL A VOZ DA SERRA - TERÇA-FEIRA, 31 DE MARÇO DE 2020

Por conta da suspensão das aulas, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo criou um canal no YouTube para fazer chegar aos alunos várias histórias com o objetivo de oferecer aos estudantes atividades lúdicas de qualidade. “Biblioteca SME - Nova Friburgo - E lá vem história” é o nome do canal criado pelo setor de Biblioteca da Secretaria de Educação. Contadores de história, professores, artistas e outros profissionais, sensibilizados com a situação dos estudantes que estão tendo que ficar em casa por conta da pandemia do Covid-19, gravaram vídeos contando histórias conhecidas e desconhecidas, de autoria do próprio contador.

O objetivo da Secretaria é o de oferecer um conteúdo que os alunos poderiam estar tendo em sala de aula, mas - mediante a impossibilidade neste momento - que está sendo disponibilizada em vídeo para aqueles que tiverem acesso à internet. Entretanto, o conteúdo não contará como dia letivo, como aula dada, já que ainda não é possível determinar como serão repostas as aulas.

Segundo Márcia Machado, coordenadora da equipe da Biblioteca da Secretaria de Educação, a ideia foi abraçada por várias pessoas que se disponibilizaram a gravar. “Inclusive, queremos ampliar o número de vídeos. Para isso, quanto mais tivermos voluntários nessa missão, melhor”, incentivou ela anunciando que a iniaciativa será mantida após a quarentena. 

O secretário de Educação, Igor Pinto, enalteceu a proposta do canal dizendo que “foi uma ideia ótima de fazer com que boa parte dos alunos tenham um conteúdo pensado especialmente para eles, por meio de um canal já conhecido por todos, que é o YouTube”, disse. O prefeito Renato Bravo também elogiou a iniciativa: “Eu imagino a dificuldade de pais e responsáveis em entreter as crianças. Com a criação do canal de contação de histórias, estamos oferecendo uma opção de qualidade, voltada aos alunos, mas que pode ser acessada por qualquer pessoa, de forma democrática”, destacou Bravo. O endereço do canal no YouTube é:

Biblioteca SME - YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCrMgKuljv3QRhyPVBqVsf2g/videos.

Voltar