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O associativismo como forma de superação

O associativismo como forma de superação

ACIANF assume protagonismo

Publicado em 06/06/2020

O associativismo sempre teve papel importante para o desenvolvimento dos negócios, articulação na resolução de temas de interesse coletivo, crescimento das empresas e também a construção de uma sociedade com melhor qualidade de vida de forma integrada. Mas é necessário compreender as formas de contribuição proporcionadas pelas entidades aos seus associados e à comunidade em que está inserida.

Através das associações e de acordos firmados entre seus associados, muitos serviços e produtos são disponibilizados de forma mais acessível, possibilitando o compartilhamento de benefícios entre uma comunidade de empreendedores.

Nesse cenário, evidencia-se a importância das entidades de classe, pela sua representatividade junto a órgãos públicos e privados, propostas de políticas públicas, relações das cadeias produtivas, comércio externo e aperfeiçoamento do mercado.
O prestígio de cada associação resulta do modo como ela enfrenta os desafios que lhe foram impostos, como se posiciona frente aos problemas que ajuda a solucionar, e também a solidariedade participativa de seus associados.

Em seus 102 anos de história, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF) lutou para ver atendidas as demandas da região e acumulou conquistas. Primando sempre por uma conduta firme, adquiriu confiança e respeito do seu quadro social e da população. Adquiriu, portanto a credibilidade necessária para liderar ações e desempenhar um papel de protagonismo no desenvolvimento econômico, social, cultural e na melhoria da qualidade de vida de Nova Friburgo e região.

O propósito de sua criação é “promover, coordenar e orientar os interesses comuns das categorias associadas, mantendo diversos movimentos, sem descuidar dos interesses da coletividade, além de atualizar-se e modernizar-se constantemente, ultrapassando os obstáculos que seriam naturais diante da criação de uma entidade que congrega um trabalho tão amplo”.

Junto à pandemia do novo Coronavírus, se instalou um momento de muitas incertezas. No qual as empresas, mais do que nunca, devem se destacar na busca por maneiras criativas de superar a crise. Nesse contexto, o protagonismo das associações fica ainda mais evidente, pois passam a trabalhar em conjunto com a classe política, não só fazendo imposições e cobranças, mas também oferecendo soluções. A necessidade desse trabalho mais próximo tornou-se vital, no sentido de unir forças e oferecer apoio para a superação das dificuldades comuns.

Além da construção de uma grande e sólida rede de relacionamentos, o associativismo pode colaborar diretamente para amenizar os efeitos de uma crise econômica, seja por meio de campanhas de marketing unificadas, promoções conjuntas, parcerias para o desenvolvimento tecnológico e orientação profissional.

Para amenizar os efeitos negativos da crise, a ACIANF está atuando empenhadamente em projetos, que visam o fortalecimento de empresas, geração de emprego e renda, abertura de novas frentes de negócio, promoção do bem comum e o desenvolvimento socioeconômico de Nova Friburgo. A entidade recebe o apoio de empresas de diversos segmentos, veículos de comunicação e sociedade em geral, que acreditam na importância dessas ações e os benefícios que trarão para toda a região.

ACIANF DO BEM
O primeiro projeto criado pela ACIANF, durante a pandemia foi a ACIANF DO BEM. Trata-se de uma iniciativa da ACIANF e do CEBENF (Comitê das Entidades Beneficentes de Nova Friburgo), para receber doações e distribuir produtos para esterilização de ambientes e higiene pessoal, com foco nas instituições e pessoas mais carentes do município. Os esforços são direcionados na organização e operação, colocando toda a estrutura da Associação para facilitar a arrecadação de fundos e a chegada dos produtos a todas as entidades que se dedicam ao trabalho fraternal de cuidar dos mais vulneráveis em nossas comunidades, proporcionando a oportunidade de prevenção contra o vírus. O objetivo é ajudar mais de 1.200 famílias, e esse objetivo está próximo de ser alcançado. Nesse projeto, a ACIANF contou com o apoio de empresas privadas e também do poder público.

DELIVERY “Bota e economia pra rodar”
A campanha promove estabelecimentos que utilizam, ou passaram a utilizar o sistema de delivery (entrega a domicílio) na cidade de Nova Friburgo. A ACIANF está disponibilizando aos empresários (associados ou não), o cadastro do serviço de delivery em seu site, de forma gratuita. A campanha está sendo veiculada nos canais de televisão, rádios, jornais e redes sociais.
A campanha também incentiva a população da cidade a continuar consumindo no sistema de delivery e entrando no site ACIANF para pesquisar os serviços disponíveis.
O objetivo da campanha é também estimular as pessoas a comprarem dos estabelecimentos pequenos, do bairro onde moram. Assim, existe a contribuição para que o dinheiro circule no município e todos se ajudam mutuamente. A Campanha já possui mais de 500 empresas cadastradas.

CUPOM DO BEM
Uma parceria com o SEBRAE, a campanha visa ajudar estabelecimentos fechados durante a pandemia, em diversos segmentos, comércio, indústrias e serviços. A campanha tem o apoio do Convention Bureau, Secretaria Municipal de Turismo e SINDVEST.
O objetivo é garantir uma receita antecipada ao estabelecimento e oferecer, com isso, vantagens aos consumidores. A empresa cadastra os cupons no site da ACIANF, de forma gratuita e oferece um desconto ao consumidor. O mesmo adquire os cupons e utiliza o serviço, com benefícios exclusivos, quando o estabelecimento abrir.
Muitos empreendedores e donos de pequenos negócios estão passando por muitas dificuldades. O isolamento social impôs diversas mudanças na rotina das pessoas e de empresas, que sofrem pela paralisação ou funcionamento parcial e correm risco de fechar as portas. O intuito é ajudar esses estabelecimentos a terem dinheiro em caixa para dar continuidade ao seu negócio. Outra intenção importante da campanha é de que seja um movimento em que as pessoas possam participar ativamente e receber benefícios, como descontos e brindes.
Pensando em fomentar a cadeia produtiva de cervejas artesanais e também a produção de flores de corte de Nova Friburgo, a ACIANF investiu na compra de 1.000 garrafas de cerveja artesanal, para presentear os primeiros 1.000 cupons adquiridos para bares, restaurantes, hotéis e pousadas ,no valor igual ou acima de R$ 100,00 e 1.000 buquês de flores, para os cupons adquiridos em salões de beleza, nas mesmas condições.

VAMOS FLORIR #dobem
O projeto é uma variação do homônimo “Vamos Florir”, que constitui na recuperação paisagística, incentivando a melhoria dos espaços urbanos, através da requalificação e manutenção de jardins, unindo paisagens naturais com intervenções modernas.
Tem como objetivo ajudar a escoar a produção de flores de corte dos produtores de Vargem Alta, um dos setores mais afetados pela pandemia e custear a profissionalização de mulheres do Amparo, para criação de arranjos e buquês.
Para essa campanha, a ACIANF investiu mais de R$ 10.000,00 em flores, logística e estrutura e mão de obra.
Uma das ações dentro do projeto foi a homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus, como médicos, enfermeiros, policiais militares, agentes da Defesa Civil, Cruz Vermelha, entre outros.
Outra ação realizada é a distribuição de buquês de flores, a quem doar, ao mínimo um kit de limpeza e higiene na Campanha ACIANF DO BEM, (R$ 36,00).

A diretoria atual, eleita em 2018, é formada por empresários e especialistas dos mais variados segmentos e possui o conhecimento e preparo necessários para concretizar os projetos, e vem trabalhando há pelo menos 1 ano, para estar ainda mais próxima dos associados e da sociedade.
Essa diretoria é composta por nomes como: Júlio Cesar Celles Cordeiro, Presidente, Adriani Evaristo Monteiro, Vice-Presidente de Comércio, Flavio Garbati Stern, Vice-Presidente de Finanças, Juvenal Nestor Condack, Vice-Presidente de Administração, Roosevelt Serafim Concy, eleito Vice-Presidente de Serviços, Turismo e Cultura e passou a posteriori a Diretor Executivo, Alexandre Jacintho Teixeira, Vice-Presidente de Agronegócios, Luiz Fernando Folly, Vice-Presidente de Cultura e Jorge Henrique Maciel, Vice-Presidente de Comunicação.

Além desses projetos, a ACIANF, vem se reestruturando e se modernizando para manter, mesmo com sua sede fechada, todos os serviços em atividade, e buscando sua melhoria contínua. Para isso, vem investindo em treinamentos da equipe, aquisição de ferramentas de tecnologia, e apostando na modalidade de home office.

Capitaneados pela liderança de Júlio Cordeiro, a equipe de colaboradores da ACIANF recebe uma nova oportunidade de aprender e se reinventar, para atuação voltada a uma conduta ética e com o propósito de assegurar o resultado esperado de todo esse movimento.

A Associação também tem se dedicado a estudos técnicos e experiências bem sucedidas, que possam colaborar na tomada de decisão do município, de forma equilibrada e com bom senso, através de parâmetros transparentes.

Essas ações consolidam o significado das entidades de classe, que serão mais reconhecidas e duradouras, quanto mais cumprirem com eficácia o seu papel de liderança, indo além dos muros da associação, gerando empregos, realizando investimentos e enfrentando adversidades para viabilizar o desenvolvimento dos segmentos associados.

A ACIANF segue incansável, unida e infinitamente disposta a lutar pelos valores nos quais acredita, em defesa dos segmentos associados e em benefício de toda a sociedade friburguense. Uma associação que já faz parte da vida e da história de Nova Friburgo.

Assessoria de Comunicação ACIANF

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