Área do Associado Entrar
ACIANF lidera Campanha de Testes da COVID 19 em Nova Friburgo

ACIANF lidera Campanha de Testes da COVID 19 em Nova Friburgo

Associação se uniu a outras entidades a fim de possibilitar às empresas testarem seus colaboradores, por um preço acessível

Publicado em 14/07/2020

Com a retomada das atividades, se torna ainda mais indispensável a testagem da COVID-19 entre os funcionários das empresas. Pessoas contaminadas, e mesmo assintomáticas, podem estar disseminando o vírus nos ambientes de trabalho, sem ter conhecimento. Pensando nisso, a Frente Empresarial e de Classe de Nova Friburgo (FEC NF), liderada pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), junto à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio), Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (SINDVEST), 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hóteis, Restaurantes, Bares e similares de Nova Friburgo (SHRBSNF), Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (CONSEG) e Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro da Serra (ACISPS), junto ao Laboratório De Vita, criou a Campanha de Testes de COVID-19, que visa atender aos colaboradores das micro, pequenas e médias empresas da cidade, oferecendo testes de COVID 19 com preço especial.

A intenção das entidades é testar, identificar e isolar, principalmente os casos assintomáticos da COVID-19 nas empresas, combatendo a contaminação pelo novo coronavírus e retomando as atividades de forma mais segura.

Para a realização dos testes, não há necessidade da empresa ser associada às entidades, e dependendo da quantidade de funcionários, a coleta poderá ser realizada in loco, com pequeno adicional no valor.

A coleta do material para os testes COVID-19 será realizada pelo Laboratório De Vita, considerando a capacidade de atendimento e ordem de formalização da adesão. Já a análise será realizada pela Diagnósticos Brasil. O prazo para o resultado do teste é entre 03 e 04 dias úteis e o paciente recebe uma notificação, via aplicativo de mensagens.

O teste da COVID-19 realizado na Campanha é com a pesquisa de Anticorpos Totais (IG Total). Trata-se do teste com a melhor performance do mercado para avaliação da exposição passada ao SARS-CoV-2. Indicado especialmente para testagem em massa, para avaliação epidemiológica populacional, para quem não possui sintomas de COVID-19. Para pessoas que estejam apresentando quadro clínico sugestivo, o teste pode ser realizado a partir do 7º dia do início dos sintomas.

Para os testes que resultarem positivo, a orientação é que o colaborador seja afastado de suas atividades e então direcionado a uma consulta médica. Caso a empresa necessite de indicação, a campanha conta com o apoio de uma médica infectologista e uma médica clínica geral, que poderão oferecer melhor orientação, tratamento adequado e encaminhamento para novo teste.

Será possível, ainda dentro da Campanha, realizar a contraprova do teste. Para isso, não será necessário nova coleta de sangue. O novo teste a ser realizado é o IgM/IgG, feito em quimioluminescência, que serve para discriminar quais os tipos de anticorpos estão detectáveis, sendo que IgM associado a uma exposição recente, enquanto o IgG a uma exposição que ocorreu há mais tempo.

Essa iniciativa da ACIANF é uma forma de fazer do momento, uma oportunidade e aumentar a capacidade de identificação de casos positivos na população: “O atraso na testagem é uma complicação enorme, pois pessoas assintomáticas estão andando pelas ruas sem saber que estão contaminadas e podem estar transmitindo para outras pessoas. Precisamos acelerar esse movimento de testagem em massa em nossos trabalhadores. Não podemos esperar pela iniciativa do poder público. A cada dia que passa, aumenta o número de pessoas assintomáticas e outras ainda, rebeldes que mesmo com algum sintoma fraco, circulam pelas ruas expondo a cidade e seus moradores a risco. Precisamos zelar pela saúde dos nossos familiares, nossos trabalhadores, aos seus familiares e aos nossos clientes. Isso é urgente! Não podemos perder mais tempo. O vírus está circulando. O perigo de contágio é real. Essa campanha é uma experiência que tomamos como exemplo de outros lugares, onde foi realizado um trabalho preventivo, através da testagem em massa, e as coisas se passaram de outra forma. Já estamos com um atraso de 120 dias em Friburgo. A testagem é um dos requisitos essenciais, para essa conta não sair tão cara. Muitas pessoas acreditam que as coisas estão melhorando, pois ainda não pegou a doença, ou não conhecem alguém que tenha pego. Não podemos esperar outra onda de contágio, e termos que fechar as empresas novamente. Não podemos ser penalizados com o aumento dos casos, se essas medidas urgentes não forem tomadas.” Conclui o diretor executivo da ACIANF, Roosevelt Concy.

“Decidimos de imediato fazer parte da Campanha de testagem da COVID-19, pois entendemos desde o início, que fazendo parte da atividade da medicina laboratorial é quase uma obrigação participar de uma iniciativa tão importante como essa. Como ainda não temos a vacina, o que se pode fazer efetivamente é o isolamento social, uso de máscaras e testagem em massa. A testagem possibilita a identificação dos indivíduos testados positivos, que serão afastados do meio, e então impedir que essas pessoas transmitam a doença. Sabemos da alta infectabilidade desse vírus, onde um indivíduo (R0), é capaz de infectar outros três, e cada um desses três, mais três indivíduos e assim por diante. Essa contaminação é exponencial. Por isso testar é muito importante. Portanto, esse é nosso entendimento, nossa responsabilidade social dentro da área que atuamos. É gratificante pra nós do De Vita, fazer parte de uma iniciativa tão importante.” Rita Motroni, sócia diretora do Laboratório De Vita

Por se tratar de uma ação extremamente necessária e urgente, a campanha também contará com o apoio dos veículos de comunicação de Friburgo, no objetivo de ajudar a divulgar a todos os setores empresariais.

A Campanha também contará com o apoio de uma médica infectologista e uma médica clínica geral, que oferecerão consulta às pessoas que forem testadas positivas, melhor orientação e encaminhamento para novo teste e tratamento adequado.

As empresas que tiverem interesse em realizar os testes, podem entrar em contato através do site da ACIANF (www.acianf.com.br), ou nos telefones:

22 99706-7614 - Heloísa
22 99909-7090 - Alessandra

Voltar