PRIMEIRA CAMPANHA DO PROJETO ACIANF DO BEM É CONCLUÍDA E ACIANF PRESTA CONTAS

Entidade entregou mais de 1200 kits de limpeza e higiene para famílias carentes de Nova Friburgo

Publicado em 14/07/2020

A campanha ACIANF DO BEM, promovida pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), juntamente com o Comitê das Entidades Beneficentes de Nova Friburgo (CEBENF), arrecadou, num período de 60 dias, o total de R$ 27.354,99 de doações em dinheiro, além de 2.500 litros de água sanitária da Casa Friburgo Supermercados (preço de mercado em torno de R$ 10.000,00); 6.000 rolos de papel higiênico da Empresa Nova Mix Distribuidora (preço de mercado de mais de R$ 4.500,00), compra a preço de custo, de sabonete e sabão em barra, da empresa Ubon; doação de 10 caixas de álcool dos Supermercados Cavalo Preto (com valor de mercado de mais de R$ 900,00) e doação de 17 mil máscaras de barreira pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Essa arrecadação foi destinada para aquisição de kits de higiene pessoal e limpeza de ambientes a serem doados às comunidades carentes de Nova Friburgo, através de instituições assistidas pelo CEBENF.

Além da arrecadação de produtos e valores em espécie, a campanha contou com grande apoio de toda a imprensa friburguense, que veiculou gratuitamente todas as peças de divulgação. A campanha tomou forma com comerciais de TV, anúncios e matérias na mídia impressa e digital, lives solidárias, painéis de led e redes sociais.

Foram entregues 1.243 kits, distribuídos em 15 instituições, que têm participação ativa nos movimentos em defesa da população em situação de vulnerabilidade. São elas: LBV (Legião da Boa Vontade) - 37 kits; APAC (Associação dos Pais e Amigos da Criança) - 140 kits; AFAPE (Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando) - 100 kits; Esquadrão da Vida - 15 kits; Creche São José - 100 kits; Casa dos Pobres - 278 kits; Pestalozzi - 50 kits; Cáritas Diocesana - 20 kits; LAJE (Lar Abrigo amor a Jesus) - 150 kits; Ponto De Apoio - 50 kits; Aldeia Da Criança - 30 kits; Humedica Brasil - 67 kits; Casa Madre Roselli - 46 kits; Centro Social Nossa Senhora das Graças - 60 kits.

Cada kit entregue foi composto por 02 litros de água sanitária, 05 barras de sabão em barra, 05 barras de sabonetes, 16 máscaras de barreira, 04 rolos de papel higiênico, pano de chão e 900 mililitros de álcool em gel 70%. O valor de cada kit, em produtos, foi calculado em torno de R$ 36,00. A montagem dos mesmos ficou sob a responsabilidade da equipe da CCA (Casa da Criança e do Adolescente), cujo coordenador, Anoberto Serafim Mattos é presidente do CEBENF e atuou expressivamente na Campanha.

A fim de aumentar o número de doações para a ACIANF DO BEM e ao mesmo tempo estimular um dos setores mais impactados com a pandemia, os produtores de flores de corte de Vargem Alta, a Associação promoveu uma ação em que retribuiu com um buquê de flores, às pessoas que fizeram uma doação de valor igual ou maior a 01 kit de higiene. Além do incentivo aos produtores de flores de corte de Vargem Alta, surgiu a oportunidade de criar o movimento “Floristas do Amparo”, no qual um grupo de mulheres receberam um curso técnico de arte floral e tiveram a função de elaborar os buquês, gerando renda para a comunidade do distrito de Amparo.
Foi também realizada uma ação para homenagear, com os buquês de flores, os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus, como profissionais do Hospital Municipal Raul Sertã, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Nova Friburgo, Defesa Civil e Cruz Vermelha Brasileira, totalizando mais de 2.000 buquês entregues.

“Externo minha gratidão à ACIANF e a todos os colaboradores, que sensibilizados pela situação de calamidade vivida pela pandemia do Coronavírus, não mediram esforços para a confecção dos kits de higiene e limpeza da campanha ACIANF DO BEM. Como é de conhecimento de todos, as instituições beneficentes desta cidade, sobrevivem muitas vezes por doações e parcerias que são firmadas com a sociedade civil e portanto, a forma de ajudar as famílias atendidas acabam vindo de terceiros que se importam e apoiam a causa. No meio de toda essa crise , podemos perceber que somos uma cidade que acolhe e se solidariza com as outras pessoas e a ACIANF fez isso de uma forma brilhante. Durante todo período da campanha ACIANF DO BEM, a ACIANF e todos os colaboradores se dedicaram para promover a entrega dos produtos, confeccionar os kits e juntos promovermos a entrega dos mesmos para as instituições e consequentemente oferecermos as famílias a possibilidade de prevenção e cuidado com a saúde. Em nome da Casa da Criança e do Adolescente que eu represento, bem como as demais instituições que compõem o CEBENF e também de todas as famílias assistidas que foram contempladas pela Campanha, agradeço todos os envolvidos na campanha ACIANF do Bem.” Agradece Anoberto Matos, presidente do CEBENF.

A estimativa é de que o projeto ACIANF DO BEM tenha amparado aproximadamente 5.000 vidas em Nova Friburgo.

A diretoria da ACIANF faz um agradecimento especial a todos que participaram com doações, trabalho voluntário e divulgação através de todos os meios de comunicação. O sucesso alcançado representa o somatório da contribuição de cada um dos envolvidos.

O projeto ACIANF DO BEM passará a ser o braço social da ACIANF, portanto, outras ações sociais serão lançadas pela entidade futuramente em prol da população carente de Nova Friburgo.