Primeiro dia da Jornada Ambiental ACIANF aborda princípios de sustentabilidade da ONU e projetos sustentáveis do município

Evento dura a semana inteira, até o dia 21

Na manhã desta segunda-feira, 17, aconteceu o primeiro dia da programação da Jornada Ambiental ACIANF. Recebemos o cientista político e internacionalista Matheus Marlisson, representantes do Sicredi e a secretária de Educação, Caroline Klein, para apresentarem conteúdos sobre sustentabilidade, ESG, desenvolvimento e soluções financeiras para iniciativas sustentáveis!

Diretoria da ACIANF e autoridades presentes no evento

Os outros secretários presentes, Dalmi Mendonça, do Meio Ambiente, Evi Gomes, da Defesa Civil, Marcelo Silva, dos Serviços Públicos e Marcio Ferreira, de Posturas, realizaram discursos em que reiteraram os compromissos de suas secretarias com as agendas abordadas pela ACIANF.

No início do evento, o presidente da ACIANF, Roosevelt Concy, convidou alguns membros dos conselhos da Associação Comercial para discursarem sobre a importância do tema “meio ambiente”. Estavam presentes o presidente do conselho fiscal, Sergio Tadeu Miranda, o vice-presidente de comunicação, Julio Cordeiro, a vice-presidente de indústria e meio ambiente, Letícia Miele e o vice-presidente de finanças, Bernardo Botelho. Este último, pontuou: “Quando falamos em meio ambiente é o meio ambiente da nossa casa, da nossa rua, da nossa quadra, da nossa escola… Meio ambiente é o que estamos consumindo”.

Quem introduziu o tema do painel foi Fernando Cavalcante, membro do conselho deliberativo da ACIANF e coordenador da Câmara ACIANF de Meio Ambiente e Lixo Zero. Fernando abordou superficialmente o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e qual a importância deles para a manutenção do nosso planeta.

Fernando Cavalcante

A palestra de Matheus Marlisson foi voltada para a mesma temática: “A crise global é reflexo direto sobre como decidimos viver nesse mundo não-sustentável (...) Ela [a crise] não é uma pauta de direita ou esquerda - é uma pauta progressista. (...) Os países historicamente nunca entraram em comum acordo sobre nenhuma agenda mundial, mas concordaram com as 17 ODS”.

Matheus Marlisson

A cooperativa financeira Sicredi também contribuiu para o conteúdo desta manhã. Josemar Ladeira e Letícia Bueno abriram a discussão sobre como iniciativas privadas como o Sicredi podem ajudar o poder público a tornar Nova Friburgo mais verde e sustentável. Eles também apresentaram projetos desenvolvidos dentro da cooperativa voltados para o ponto de vista ambiental.

Letícia Bueno e Josemar Ladeira

A secretária de Educação, Caroline Klein, introduziu alguns projetos da sua gestão voltados para as escolas públicas, como a busca por mais escolas com a certificação “Lixo Zero”, conferida às instituições que conseguem reaproveitar mais de 90% de seus resíduos. Hoje, a única escola certificada com esse selo é o CIEP Professor Luiz Carlos Veronese, em Conselheiro Paulino.

Em comemoração ao mês do meio ambiente, a Prefeitura de Nova Friburgo, junto com as secretarias de Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, lançou no último dia 14 o projeto “Geração Consciente”. A ação será aplicada em cinco escolas municipais: Adezir Almeida Garcia, Alberto Meyer, Patrícia Jonas, Waldyr Lopes de Carvalho e Vargem Alta, visando sensibilizar os estudantes a repensarem seus hábitos de consumo, a fim de reduzir os resíduos gerados na escola, sob o tema “Entendendo a problemática dos resíduos sólidos”.

Caroline Klein

Após as apresentações, Roosevelt Concy agradeceu a presença de todos e ponderou que “Enquanto formos sucessores desses 100 anos de associação, nós estaremos ainda chocados com o que está acontecendo e gostaríamos justamente disso, de chocarmos a população com ações [voltadas ao meio ambiente], por isso fizemos o Globo”.

O Globo em questão é uma estrutura montada em frente à sede da ACIANF, na Avenida Alberto Braune, com quase 3m de diâmetro e feito de material reciclável para que a população deposite resíduos sólidos recicláveis dentro dele. É uma representação da ideia de que quando jogamos lixo ‘fora’ estamos na verdade descartando resíduos dentro da nossa própria casa, que é o planeta Terra.

Fernando Cavalcante depositando resíduos sólidos dentro do globo terrestre após o evento

A Jornada Ambiental ACIANF acontece até o dia 20 de junho (sexta-feira), pela manhã, na sede da Associação, com uma série de temas voltados para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade e discussões sobre como colocar práticas mais verdes em prática. Confira a programação completa no site da ACIANF (acianf.com.br). O evento é gratuito e aberto ao público!