Programação variada marca a 3ª festa da Flor do Lúpulo

 

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, ACIANF, realizou no último final de semana, a 3ª edição da Festa da Flor do Lúpulo, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento rural de Nova Friburgo e região.

 

O evento reuniu palestras técnicas, no Teatro do Nova Friburgo Country Clube, sobre a cadeia produtiva, desde o plantio, produção, comercialização e utilização do lúpulo, Cerimônia de Inauguração da Praça do Lúpulo, visitação ao Viveiro Paulo Cordeiro e restaurantes que fazem parte do Circuito Amparo, com proposta de pratos que utilizam o lúpulo na sua preparação.

 

As palestras foram transmitidas ao vivo pelo YouTube da ACIANF e ficarão salvas no link: https://www.youtube.com/watch?v=Z8hFzbjJEhA para quem não teve a oportunidade de participar presencialmente.

 

O lúpulo é uma das culturas que mais tem se trabalhado em Friburgo, pois a cidade tem um número de cervejarias bastante expressivo nacionalmente.

 

Já a cerimônia de Inauguração da Praça do Lúpulo (professor José de Oliveira e Silva) marcou a entrega da primeira fase de requalificação do espaço revitalizado através do Projeto Vamos Florir, uma parceria entre a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), a Fundação Dom João VI e a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, que incentiva a melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas. Contribui para o embelezamento da cidade e para a autoestima do cidadão friburguense, além de estar em consonância, ideologicamente, com programas ambientais de redução de resíduos sólidos e descarte inadequado, poluição visual, acessibilidade, qualidade de vida, preservação de áreas de proteção em áreas urbanas, sensibilização da população a temas ambientais, entre outros. Somando-se aos benefícios sociais, ambientais e cívicos, a reurbanização das áreas públicas promove, ainda, o turismo e o aquecimento da economia do município.

 

O objetivo da Praça do Lúpulo é o estímulo ao conhecimento e à cultura do lúpulo, às cervejarias e também aos eventos com artistas locais. Outro aspecto é trazer para o espaço, exposições de outros produtos, como o morango, shitake, truta e outros tantos produzidos em nossa cidade e região.

 

Estavam presentes na cerimônia: o secretário de turismo, Renan Alves, da secretária de meio ambiente, Andréa Duque Estrada, do prefeito Johnny Maycon, do presidente da ACIANF, Júlio Cordeiro, Evaristo Monteiro, vice presidente de comércio da ACIANF, Roosevelt Concy, diretor executivo da ACIANF, Gabriel Violento, agrônomo responsável pelo Projeto Lúpulo, Camila Porto. agrônoma responsável pelo projeto Vamos Florir, Moema Cordeiro, viúva de Paulo Cordeiro e proprietária do Viveiro Paulo Cordeiro, Paulo Bruno, filho de Paulo Cordeiro,

Girlan Guilland, historiador, jornalista e assessor de comunicação da Banda Euterpe, Antônio Carlos Celles Cordeiro, Conselheiro da ACIANF, José Carlos Celles Cordeiro, irmão de Paulo Cordeiro e empresário, além de parceiros, empresários, imprensa e uma apresentação única e especial da Banda Euterpe Friburguense.

A praça do Lúpulo é a representação do Projeto de incentivo ao plantio do Lúpulo, que funciona em parceria com a Rede Lúpulo Serra Fluminense, iniciativa de Paulo Cordeiro, que consiste em várias instituições trabalhando juntas para o desenvolvimento dessa cultura em Friburgo e região, entre elas EMBRAPA, EMATER, PESAGRO (instituições de pesquisa do estado do Rio de Janeiro), a fim de desenvolver o “terroir” , que consiste em conferir atributos do solo que seja possível identificar como característica regional e diferencial que agregue valor ao lúpulo e ao produto final, que é a cerveja.