Área do Associado Entrar
Campanha Máscaras

Campanha Máscaras

O uso da máscara salva a sua vida e de quem está ao seu redor

ACIANF lança campanha para reforçar a importância do uso da máscara e outras medidas de proteção contra o Coronavírus

O uso da máscara pode salvar vidas, pois não se limita apenas para a proteção individual. Mas para a proteção de todos que estão por perto.
Conforme dados do Ministério da Saúde, pesquisas apontam que a utilização da máscara impede a disseminação de gotículas suspensas no ar, quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram, garantindo assim uma barreira física, que auxilia na redução da exposição ao vírus e o risco de infecção para a população em geral, o que resulta na diminuição de casos da COVID19. A máscara não impede que se contraia o Coronavírus. Mas evita que o passe adiante.
A recomendação do uso de máscaras por toda a população, tem como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas infectadas, ainda se encontram assintomáticas.
Para reforçar junto à população de Nova Friburgo, a importância do uso das máscaras como forma de proteção e combate ao Coronavírus, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF) está realizando uma campanha para incentivar a essa e a outras medidas. Juntos no mesmo objetivo, podemos diminuir as chances de contágio da COVID-19.
Com comercial de TV, posts nas redes sociais da ACIANF,divulgação em mídia impressa, filtro especial no Instagram e figurinhas que serão enviadas por aplicativo de mensagens, a campanha “Botou o Pé na Rua, Bota a máscara” chama a atenção para a responsabilidade de todos no combate à pandemia. A atenção é voltada ainda para os cuidados básicos de higiene e distanciamento social, recomendados pelas autoridades de saúde, que devem ser aliados ao uso das máscaras e também fornece dicas para melhor utilização dessa proteção.
Vale ressaltar que, sair de casa somente quando necessário, evitar aglomerações, manter o distanciamento, e as demais medidas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente e passar álcool em gel, também são medidas essenciais para minimizar o risco de contaminação e devem ser respeitadas. Mas em casos onde a circulação em vias públicas ou ambientes de grande movimentação de pessoas se faz necessária, a recomendação é que todos usem máscara de proteção que cubra totalmente a boca e o nariz e que esteja bem encaixada ao rosto, sem deixar espaçamento.
Apesar do decreto 545, da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, do dia 22 de abril, que tornou obrigatório no município o uso de máscaras por todas as pessoas nos ônibus urbanos e veículos privados de transportes de passageiros (táxis e aplicativos) e também por todos os trabalhadores do serviço público e empresas privadas que desempenham suas atividades em ambientes compartilhados, muitas pessoas ainda insistem em andar às ruas sem a proteção, colocando em risco a si mesmo e a outras pessoas.
Uma medida sancionada pelo Governo do Estado no último dia 04, torna obrigatório o uso de máscaras em todo o território do estado do Rio de Janeiro. A obrigatoriedade vale para ambientes coletivos públicos ou privados, ruas, parques, praias, praças, transporte coletivo e individual de passageiros, agências bancárias, hospitais, repartições públicas, mercados, farmácias, padarias, e muitos outros estabelecimentos comerciais. Podendo gerar multa a quem descumprir a determinação.
Para que o uso das máscaras cirúrgicas descartáveis (N-95) seja exclusivo para os profissionais de saúde envolvidos no combate à doença, o ideal é que o restante da população utilize máscaras alternativas, ou seja, feitas de tecido ou outros materiais. Essas são medidas que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e demais órgãos de saúde envolvidos no controle da pandemia.
"Não há mais o que se discutir quanto a eficiência das máscaras. Está provado que a probabilidade de contágio cai de muito alta se ninguém usar, para baixa se todos usarem. Então, por que não usar? Todos nós sabemos que é muito difícil aderir à novos hábitos, mas desse não podemos abrir mão. É sério demais para se descumprir. Pode levar ao contágio e até mesmo a morte. Aquele que não usa máscara em local público, desrespeita a si próprio e muito pior, ao outro. Temos um grande desafio pela frente! Muitas pessoas começam a relaxar, pois acham que se ainda não pegaram o vírus, nenhum familiar, amigo ou vizinho pegará, e que a pandemia já passou. Isso é um grande engano e pode levar ao crescimento da doença. Por isso estamos lançando essa campanha muito importante pela ACIANF e que pode e vai salvar muitas vidas. Mas depende de você, torne isso um hábito, como escovar os dentes, tomar banho e tantos outros. Botou o pé na rua, bota a máscara!" Comenta Roosevelt Concy, diretor executivo da ACIANF e idealizador da Campanha.

Dicas do Ministério da Saúde, sobre como usar e manusear a máscara
· Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
· A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
· Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
· Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
· Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
· Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;
· Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela roupa velha, o que for.

Manuseio e limpeza da máscara
· Para usar regularmente as máscaras protetoras é necessário cuidado no manuseamento e uso para evitar exposição à Covid-19. Para colocar e retirar do rosto, o manuseio deve ser feito apenas pelos elásticos ou atilhos. Após retirar do rosto, o próprio usuário deve lavar de imediato a máscara com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos, para higienização total. Sempre vale lembrar: a máscara é de uso pessoal e não deve ser compartilhada com outras pessoas.

Se todas as pessoas usarem máscaras, aumentam as barreiras de proteção contra o Coronavírus.
Faça sua parte no combate ao Coronavírus. Proteja-se e proteja quem está por perto! Bota a Máscara!
Assim, você se cuida e também garante o bem-estar das pessoas que você ama.
Nos ajude a compartilhar essa ideia!

#acianf #botouopenarua #botaamascara #prevenção #distanciamento #mascara #novafriburgo

Voltar