A Importância do ESG para as Empresas: Um compromisso com o Futuro Sustentável

Você com certeza já se deparou com sigla “ESG” em algum lugar.

Cada vez mais tem-se falado sobre essas 3 letras que representam as palavras Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança), e juntas compõem uma abordagem que busca integrar práticas sustentáveis, responsabilidade social e governança (administração) transparente nas operações de uma empresa.

Mais que uma tendência, as práticas EGS são requisitos para as instituições que desejam prosperar a longo prazo. Não se trata apenas de cumprir regulamentos e evitar penalidades, mas sim de adotar uma mentalidade voltada para o futuro, que valorize a sustentabilidade, o impacto positivo na sociedade e o bem-estar dos colaboradores.

As ações ESG estão diretamente ligadas com a crescente conscientização das pessoas sobre questões ambientais e sociais. Os consumidores estão mais informados e exigentes, optando por empresas que compartilhem de seus valores e comprometidas em minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente. Além disso, investidores também estão levando em consideração as práticas sustentáveis ao tomar decisões para alocar capital.

É certo que as instituições que adotam as diretrizes ESG estão têm destaque no mercado e obtém vantagens competitivas significativas, pois são percebidas como confiáveis, transparentes e responsáveis, o que fortalece sua reputação e gera confiança de marca.

Dando enfoque ao “E” do ESG, uma companhia que inclui ações voltadas para o benefício do meio ambiente e preservação de recursos naturais contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Esse cenário apresenta-se como possibilidade aos que consomem energia renovável, e assim reduzem emissão de gases poluentes. O consumidor que tem acesso à energia elétrica de fontes verdes (como solar, eólica e biomassa) torna seu consumo totalmente limpo. Dessa forma, alinha-se as ações que visam preservar a natureza. Além disso, a energia procedente de fontes renováveis possui um menor custo, proporcionando economia para os empreendimentos.

No aspecto Social, as empresas podem promover a diversidade e a inclusão, criar programas de responsabilidade social corporativa e engajar-se em iniciativas que beneficiem as comunidades onde estão inseridas.

A responsabilidade ambiental, social e de governabilidade transparente são elementos fundamentais para as empresas que desejam garantir um planeta melhor, mais equilibrado e consciente.

#associadopremiumacianf

Deseja adotar uma postura mais sustentável na sua empresa? conheça as soluções da Liven (livenenergia.com.br) e adote o consumo de energia limpa associado à economia nas contas de energia.