Na última quinta-feira, 03 de outubro, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), por meio de sua Câmara Técnica de Comércio Exterior (COMEX), firmou um importante acordo de parceria com a Associação das Colônias de Nova Friburgo (ASCOFRI). O evento, realizado na sede da ACIANF, reuniu representantes das duas entidades e empresários locais, marcando um passo significativo rumo ao fortalecimento do comércio exterior na nossa cidade. Estiveram presentes o presidente da ACIANF, Roosevelt Concy, o presidente do Conselho Fiscal e Coordenador da COMEX, Sérgio Tadeu Miranda, a secretária geral da COMEX, Fabiana Kaiuca, o vice-presidente de finanças da ACIANF, Bernardo Botelho e o presidente da ASCOFRI, Alex Alfaya.
O principal objetivo do acordo é viabilizar atividades conjuntas que promovam o desenvolvimento de ações voltadas para a internacionalização, facilitando o intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços entre Nova Friburgo e os países que desempenharam um papel histórico na formação da cidade, como Alemanha, Suíça, Portugal e Espanha. Essas nações, por meio de suas colônias, têm uma conexão profunda com Nova Friburgo, tanto no campo cultural quanto no econômico, e a parceria visa impulsionar ainda mais esses laços.
Fortalecendo o comércio Internacional e o desenvolvimento friburguense
Historicamente, Nova Friburgo se destaca por suas influências multiculturais, que ajudaram a moldar a identidade econômica e social da região. Esse acordo representa uma oportunidade para promover o intercâmbio comercial com os países colonizadores representados pela ASCOFRI, criando novas oportunidades para as empresas locais se internacionalizarem e se conectarem com mercados globais. Alex Alfaya, presidente da ASCOFRI, destacou que “Nós vamos abrir as portas dos Consulados, dos países, para que a gente possa desenvolver negócios com os países formadores.(...) Agora cabe à iniciativa privada, às empresas, se interessarem e aproveitar essa oportunidade.”
Hoje, os principais parceiros comerciais de Nova Friburgo, em relação à exportação de produtos, são Bolívia, Estados Unidos e Uruguai. Além disso, mesmo que a nossa cidade seja considerada o Polo Nacional da Moda Íntima, os principais produtos exportados são álcool etílico (licores e cachaças) e peças do setor metal-mecânico. Assim, pode-se concluir que o mercado internacional de Nova Friburgo pode ser melhor explorado. O presidente da ACIANF, Roosevelt Concy, destaca que “Hoje, a nossa balança é negativa: nós importamos muito mais do que exportamos. Mas nós temos qualidade, nós temos produtos que podemos colocar lá fora, e com certeza com esse time que está aqui, com essas bandeiras que estão aqui, com esses povos formadores que têm o sentido de pertencimento, nós vamos a partir de agora dar uma virada nessa balança.”
Próximos Passos
A ACIANF e a ASCOFRI pretendem fomentar atividades econômicas e culturais, incrementar as operações comerciais entre empresas de Nova Friburgo e dos países formadores e promover a internacionalização de empresas locais. Essas medidas serão capazes de trazer benefícios a longo prazo para Nova Friburgo e para os países envolvidos, sempre valorizando as tradições e a história que conectam essas nações à cidade.