Veja como foi o encontro da Câmara de Comércio Exterior da ACIANF em parceria com a Firjan

Na manhã da última terça–feira, 23, aconteceu, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, a reunião de julho da Câmara Técnica de Comércio Exterior da ACIANF, a COMEX. O evento teve como tema "Nova Friburgo e o cenário internacional: estratégias e perspectivas do comércio exterior" e aconteceu através de uma grande parceira da Associação: a Firjan!

Antes da apresentação, o presidente da ACIANF, Roosevelt Concy, discursou sobre a importância do turismo de Nova Friburgo para a internacionalização da cidade, destacando a importância da promoção do frio da nossa região para atrair turistas, como é feito em cidades como Gramado/RS.

Roosevelt Concy, na abertura do evento

O coordenador da COMEX e presidente do Conselho Fiscal da ACIANF, Sérgio Tadeu Miranda, introduziu o tema de internacionalização contextualizando a importância das empresas fazerem parte da ACIANF para entrar no mercado internacional de forma mais fácil. “Através da ACIANF é mais fácil trazer informações e benefícios (...) é muito importante que as empresas tenham receita em uma moeda forte diferente do real brasileiro, até porque quando você vai para o mercado exterior você aumenta o padrão de qualidade dos seus produtos e serviços”.

Sérgio Tadeu Miranda, coordenador da COMEX e presidente do Conselho Fiscal da ACIANF

Ana Carolina Oliveira, representante do setor de comércio internacional da Firjan, foi quem realizou a principal apresentação da manhã. De forma remota, ela trouxe todos os dados relacionados ao comércio exterior da nossa cidade, como principais produtos exportados e importados, quais produtos têm tendência de crescimento, quanto e para quais países Nova Friburgo importa e exporta mais e por quê alguns produtos friburguenses tiveram queda ou aumento de procura pelo mercado internacional. Essa análise foi realizada a partir de dados levantados pela própria Firjan.

Ana Carolina Oliveira, da Firjan

Ao final da apresentação, foi aberta uma roda de perguntas para que os participantes pudessem tirar dúvidas e, logo em seguida, eles tiveram um momento de networking onde cada um teve a oportunidade de apresentar suas empresas e seus serviços.

As reuniões da Câmara de Comércio Exterior da ACIANF acontecem mensalmente na sede da Associação e não é necessário ser associado para fazer parte da COMEX. Se você tem interesse no setor ou deseja aprender a como internacionalizar a sua empresa, entre em contato através do telefone: (21) 99292-8894 (Fabiana Kaiuca, secretária geral da COMEX).